Matérias e Colunas

Categoria:

Psicologia para o sucesso da sua empresa

Os negócios exigem muitas ideias e criatividade, mas especialmente conhecimento para sobreviver em meio a tanta concorrência. O coach e piscólogo João Alexandre Borba dá algumas dicas para as empresas conquistarem mais espaço no mercado.

-Preste atenção, primeiramente, nas grandes empresas e note que elas têm aspectos em comum. Ainda que a sua seja uma micro ou pequena empresa, não importa, você pode adaptar tais características para a sua realidade – comenta ele.

Mas que características são essas? Uma delas é o uso das cores. A maneira que elas são entendidas influencia no comportamento dos clientes.

-A cor exata, se usada adequadamente, evoca certos sentimentos nos clientes. Por exemplo, o azul traz calmaria, que fomenta a confiança, sendo assim, é bastante utilizado em logomarcas de empresas, pois passa uma solidez.  O amarelo é associado com a fome, por isso é muito usado por estabelecimentos que oferecem refeições. São só duas ilustrações, mas todas as cores influenciam os homens. O melhor é procurar um especialista na área para ajudar – diz ele.

Outra observação feita por Borba é sobre o princípio da familiaridade, que ao longo do tempo vai trazer um sentimento de positividade.

-Se uma pessoa é exposta a algum objeto ou idéia constantemente, ela terá sentimentos de familiaridade, podendo ser positivo – comenta o especialista.

Para usar isso na sua empresa, basta encontrar um lugar adequado para usar a logomarca, como um determinado espaço no site corporativo.

-Outras iniciativas envolvem o sentimento das pessoas acreditarem que são únicas, exclusivas. Uma proposta é limitar a oferta de um produto no seu lançamento, por exemplo. Desse jeito, os clientes vão valorizá-lo ainda mais.

Serviço
Master Coach Trainer e Psicólogo
(21) 9.9804-2805

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!