Matérias e Colunas

Categoria:

O tesouro fica em Barra de Guaratiba

Centro Cultural Burle Marx, em Guaratiba
Centro Cultural Burle Marx, em Guaratiba
Bem próximo do Recreio está um lugar quase encantado, um passeio inspirador sobretudo durante a primavera. Esse lugar é o Centro Cultural Roberto Burle Marx, que abriga o Museu-Sítio de Burle Marx. A propriedade de 365 m², em Barra de Guaratiba, adquirida em 1949, foi a morada do paisagista de 1973 até o fim da vida, em 1994.Quando comprou o sítio, Burle Marx estava começando a despontar. Havia desenhado o Parque Ecológico do Recife e se ligou a famosos nomes da arquitetura moderna brasileira, como Oscar Niemayer e Lúcio Costa. Assim, ele imprimiu sua marca revolucionária em obras como o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna, no Rio; no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte; e no Eixo Monumental de Brasília.

— Pode-se dizer que o criador do Sítio Roberto Burle Marx viveu intensamente. Produziu, em quantidade e qualidade excepcionais, obras de arte das mais diversas naturezas: jardins, esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, painéis de cerâmica, joias, cenários e figurinos, tapeçarias e muito mais. Além de colecionar plantas e obras de arte, Burle Marx soube como ninguém colecionar e cultivar amizades: os espaços do Sítio ecoam memórias de encontros, almoços, jantares e vivências dessa sua arte de reunir pessoas, afirma Claudia Maria Pinheiro, diretora do centro cultural.

Patrimônio Burle Marx

A partir de sua doação, em 1985, ao Governo Federal, o Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx tornou-se uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

O espaço, considerado um ótimo passeio para toda a família, oferece atividades culturais, como concertos musicais ao ar livre. Os jardins, como não poderia ser diferente, são o ponto alto da visita: ali estão mais de 3.500 espécies de plantas – uma coleção que Burle Marx começou aos seis anos de idade e que é considerada uma das mais importantes do planeta!

O sobrinho neto de Roberto Burle Marx, Augusto Frederico Burle Junior, recorda-se com carinho dos tempos em que frequentava o sítio e do convívio com o Marx. Sempre que chegava das suas viagens trazia novidades culinárias para o deleite de todos nós.

— Ia sempre, no mínimo, duas vezes por mês ao sítio. Sempre que chegava das suas viagens trazia novidades culinárias para o deleite de todos nós. Sinto muita falta do Roberto cantando acompanhado pela inesquecível Ana Cândida ao piano e também das suas engraçadas piadas. E, logicamente, do Roberto contando fatos da sua fabulosa carreira artística e da sua luta em defesa do meio ambiente.

Desde 1999, o museu expõe objetos de arte e artesanato, adquiridos ao longo da vida pelo artista. O acervo possui nada menos que 3.125 peças, incluindo as obras de Burle Marx, como as sacras barrocas em madeira, cerâmica primitivas pré-colombianas, cristais e vidros decorativos. Destaque também para a capela de Santo Antônio, uma construção do século XVII que foi restaurada e, aos domingos, recebe a comunidade para a missa.

A equipe do Museu é pequena, mas extremamente dedicada e competente, com profissionais de formações diversas, desde jardineiros especializados – muitos deles formados pelo próprio Burle Marx – a profissionais das áreas de biologia, engenharia agronômica e arquitetura.

As visitas podem ser agendadas pelo telefone 2410-1412 ou por meio do e-mail visitas.srbm@iphan.gov.br. Há guia trilíngue (português/ inglês / espanhol), e guias com formação em biologia. O ingresso inteiro custa R$ 10. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada.

Imperdíveis
Estrada Roberto Burle Marx, 2.019 – Barra de Guaratiba
Telefone: 2410-1412
Horário de funcionamento:  de terça a domingo, das 9h30 às 15h30
Além do Centro Cultural Burle Marx, outros espaços da região proporcionam contato direto com a natureza. Vale a pena visitá-los:Bosque da Barra

Avenida das Américas, 6.000
Telefone. 3151-3428
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 17h.Parque Natural Marapendi

Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, 3.600-4.252 – Recreio
Telefone: 2497-7088
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.Parque Natural Chico Mendes

Avenida Jarbas de Carvalho, 679 – Recreio
Telefone: 2437-6400
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17hCasa do Remo 

Estrada Roberto Burle Marx, 8.750 – Barra de Guaratiba
Telefone: 3305-3003
Horário de funcionamento: de segunda a segunda, das 7h às18h

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!