Matérias e Colunas

Categoria:

Como ser um líder que conquista sua equipe

Como ser um líder que conquista sua equipe
Líder deve cativar sua equipe | Foto: Divulgação

Recentemente, saiu uma pesquisa com mais de 2 mil profissionais que reconheciam seus líderes pela competência, porém, apenas 29% consideravam um bom líder. Dentre os pontos citados, dificuldades de comunicação e relacionamento foram os mais relevantes. Para ser um bom líder, não basta ter apenas competências técnicas/operacionais, é preciso ter habilidades comportamentais.

E como melhorar o comportamento? Através do investimento em autoconhecimento. Líderes que se conhecem melhor têm mais facilidade para reconhecer suas forças, fraquezas e estão sempre em processo de melhoria.

Um livro publicado de um dos maiores técnicos de basquete dos Estados Unidos mostrou porque ele conseguia resultados melhores e sustentáveis (raramente perdia uma partida). Grande parte vinha da sua facilidade em gerir e se relacionar com pessoas, estimulando cada um a ser melhor, o que gerava confiança e credibilidade.

As empresas precisam de líderes que inspirem e integrem as pessoas, que levem às mesmas a buscar o máximo do seu potencial e isso tem como consequência a conquista da equipe em prol dos objetivos organizacionais.

E o que fazer para ser um bom líder e conquistar sua equipe?

Seja líder de si mesmo. Você somente pode oferecer algo ao outro que já tenha. Invista no autoconhecimento e fique atento ao seu comportamento.

Lidere pelo exemplo. As pessoas aprendem muito pelo que percebe, portanto, peça aquilo que é capaz de fazer.

Faça escuta ativa, sem julgamentos, depois você avalia o que pode ser implementado e o que não é possível. Ouvir o outro é uma estratégia inteligente para ser ouvido depois.

Dê feedback construtivo. Feedback não é bronca, é mostrar os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados e no final fazer perguntas para ajudar o profissional a refletir sobre sua atitude e mudar.

Delegue atividades, mas ciente que a responsabilidade é do líder. Delegar gera autonomia e confiança.

Treine e desenvolva sua equipe. É a prática que leva à excelência. Treinar ajuda no crescimento do profissional e ele vai sentir mais reconhecido e valorizado.

Ser um bom líder é agir de forma justa, coerente, alinhando os objetivos da empresa com as habilidades do grupo. Quanto mais forte e integrada for sua equipe, mais motivada e envolvida será com as metas, atividades e com sua liderança. Como consequência, todos saem ganhado: empresa, liderança e a equipe. Vale a pena investimento de alto retorno.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!