Matérias e Colunas

Motivos para comemorar não irão faltar

MOTIVOS PARA COMEMORAR NÃO IRÃO FALTAR
Champagne tem a cara de qualquer comemoração | Foto: Divulgação

Eis que teremos um mês de junho atípico. O Brasil sediará a Copa do Mundo, fato que não tem agradado a todos. O início dos jogos coincide com o Dia dos Namorados. Ou seja, se você não está satisfeito com a Copa do Mundo, não tem problema, porque ainda assim você terá motivos para comemorar o dia 12 de junho.Poderia fazer várias sugestões de bebidas para esse dia tão especial e cheio de significados para os românticos e apaixonados, inclusive para os que futebol também é um caso de amor, mas não tem como, o Champagne é o preferido para esse dia. Até pelo fato de estar associado às grandes comemorações.

Primeiro devemos deixar claro uma coisa: só é Champagne o vinho espumante elaborado na região de Champagne, na França. O nome Champagne é uma Apelação de Origem Controlada(AOC), a mais rigorosa utilizada na França. Elaborado pelo método chamado de “Champenoise” ou tradicional, que tem como sua principal característica a segunda fermentação acontecer na garrafa, com as três uvas permitidas na região a branca Chardonnay e as tintas Pinot Meunier e Pinot Noir.Então concluímos que temos vinhos brancos elaborados a partir de uvas tintas. Quando vemos a expressão “Blanc des Blancs” (Branco de brancos) nos champagnes é porque o vinho foi elaborado apenas com a uva Chardonnay. O champagne é a mistura de vinhos de safras diferentes, por isso não se menciona a data no rótulo, a não ser em anos excepcionais, que chamamos de Millésime (safrado).

Muitos sabem que era a bebida preferida de Napoleão e conhecem sua célebre frase sobre o Champagne : “nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário”. Sugestão, deguste sempre um champagne para se preparar e para receber grandes vitórias! Dificilmente uma mulher resiste ao Champagne. Nós amamos “bubbles”!!! Já dizia Madame de Pompadour (amante do rei Luiz XV) “Champagne é a única bebida que deixa as mulheres ainda bonitas depois de bebê-la!”.
Com os preços nas alturas, não é todo dia que se pode abrir uma garrafa de Champagne digo, não
para a maioria das pessoas. Embora consigamos encontrar excelentes Champagnes com valor até R$ 150. O que para alguns ainda é um preço elevado, uma vez que uma garrafa é pouco, você vai querer a segunda! Porém, para nossa sorte podemos optar pelos espumantes. Hoje temos vários de excelente qualidade. Já que a Copa é no Brasil, que tal valorizarmos os nossos espumantes? Eles ganharam o mundo e nos mostraram a nossa verdadeira vocação quando nos referimos aos vinhos.Produzidos fora da região de Champagne, alguns usam na sua elaboração o método Champenoise, outros o Charmat (onde a segunda fermentação ocorre em cubas).

Agora o que escolher para acompanhar o Champagne? Tudo! O Champagne ou um espumante de excelente padrão vão desde o café da manhã até o jantar! Além de elegante, sofisticado e delicioso, ele é muito versátil, mas a noite é especial, tem futebol e é dia dos namorados. Vamos unir as datas e servir “belisquetes” gostosos e super simples de serem feitos.
– Torradinhas com queijo brie e damasco: primeiro fuja das “convencionais” é o barato que sai caro, porque elas vêm muito quebradas. Uso sempre a Graça`s Torradas, tem em sabor integral, tradicional e a com salsa e cebola. São maravilhosas! Para esse belisquete opto pela tradicional.Queijo brie e geléia de damasco. Não precisa de muita coisa quando se tem borbulhas! Pré-aqueça o forno, cubra as torradas com uma camada de queijo brie, colocando por cima do queijo uma colher de café de geléia de damasco. Leve ao forno pré-aquecido por no máximo cinco minutos (ou até o queijo amolecer). Está pronto, simples, prático e gostoso. Outra sugestão com as mesmas torradinhas é servi-las com patê de fois com ervas finas e geléia de amora, mas essa não vai ao forno.

Outro belisquete simples que faz sucesso é rechear folhas de endívia com salmão defumado, cobrir com azeite e alcaparras. Pronto agora é só comemorar!

Selecionei alguns champagnes e espumantes maravilhosos e “pas cher”, disponíveis bem pertinho de nós. Primeiro preciso falar da Mondovino, uma loja simpática, com preços honestos e atendimento especializado. Além de bons vinhos, a boa conversa está garantida.. Lá encontrei o Viapiana Espumante Brut (Serra Gaúcha); Herman Lírica Brut (Serra Gaúcha); Cava Bella Conchi Brut Reserva (Espanha) e o Champagne Barnaut Cuvée Edmond Brut 2007.
O Mundial, também oferece ótimos espumantes com preços acessíveis o Mumm Argentino, o Grand Legado nacional, o Champagne Lanson, só para citar alguns. E no Zona Sul, o Crémant Brut Grande Cuvée Aimery (França, Languedoc) e o Dal Pizzol Charmat (Bento Gonçalves) sou fã!
Saúde, Santé, Tintim !!!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!