Matérias e Colunas

Categoria:

Alunos do Notre Dame dão aula de conscientização sobre o BRT

BRT virou tema de aula de alunos do Ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio | Crédito: Divulgação
BRT virou tema de aula de alunos do Ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio | Crédito: Divulgação

Inaugurado em junho de 2012, o BRT (Bus Rapid Transit) trouxe mais qualidade de vida à população, mas o alto número de acidentes na região da Barra da Tijuca e Recreio – muitas vezes, por culpa dos pedestres, há de ressalvar – chamam a atenção negativamente. Alarmados com os números, alunos do Ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio ministraram para seus companheiros de turma uma aula sobre o sistema de ônibus articulados. A iniciativa partiu de uma das mães, que sugeriu, em reunião com a direção, uma forma de advertir e, ao mesmo tempo, levar os jovens a uma reflexão mais aprofundada a respeito do transporte.

A diretora da unidade, Andrea Miranda, elogiou o trabalho dos estudantes.

— Eles prepararam a aula com muita dedicação e carinho. A iniciativa revela que estamos no caminho certo. Assim, todos acabam fazendo uma reflexão sobre seus erros e podem cuidar melhor de suas vidas; essa, sim, é a nossa maior preocupação, especialmente porque o BRT faz parte da rotina desses jovens, já que atravessa o bairro onde moram e estudam — afirma ela.

Na aula, foram debatidas as questões físicas, econômicas, filosóficas, estruturais e operacionais do BRT, cuja premissa se baseou nos perigos e na prevenção de acidentes.O grupo de alunos, que havia sido flagrado há alguns meses em brincadeiras arriscadas próximo a faixa do BRT e advertido através da medida, deu uma aula animada. O trabalho foi baseado em pesquisas, dados, gráficos e teve o apoio de exibição de filmes.

Na plateia, os colegas aproveitaram a oportunidade, fazendo questionamentos importantes e dando opiniões..

 CAMPANHA FILANTRÓPICA

Dentro das aplicações de medidas socioeducativas, estão também campanhas filantrópicas de doações de alimentos para instituições carentes da região, em que os estudantes levam doações à Creche Santana Irmã Ancila, na Vila de Curupaiti, em Jacarepaguá. Lá, vivem famílias de doentes de hanseníase e assim conhecem a realidade de menos favorecidos, exercitando a solidariedade.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!