Matérias e Colunas

Categoria:

Dia D para vacinação neste sábado, 29

Dia D para vacinação neste sábado, 29
Os postos de vacinação na região vão atender das 8h às 17h, em sua maioria | Foto: Divulgação

Neste próximo sábado, 29 de novembro, será o dia D da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Aqui na região, são seis unidades de saúde mobilizadas, das 8h às 17h, além da Paróquia São Francisco de Paula, na Barra, Escola Municipal Maria Clara Machado, no Itanhangá e dos shoppings Barra World, Metropolitano e Downtown. A vacina é para crianças de seis meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), inclusive os que estão vacinados. O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da pasta, Alexandre Chieppe, destaca a importância da imunização.

– A poliomielite está erradicada no país, ainda assim, é preciso vacinar. Em determinados países, não houve essa atenção à doença e surgiram casos após anos e anos sem qualquer registro. A mesma situação ocorre com o sarampo, que voltou a aparecer em algumas partes do Brasil. Temos que ficar em alerta e com as crianças vacinadas. A imunização permanece sendo o melhor caminho de prevenir tais doenças – esclarece ele.

Aqui na região, são cinco postos de saúde e um hospital que vão imunizar os pequenos contra as duas doenças e estão distribuídos por Vargem Grande (3), Itanhangá (1) e Recreio (1). Na Barra, o atendimento será feito no Lourenço Jorge. No caso dos shoppings, escola e igreja,  será apenas para a poliomelite.

A paróquia São Francisco de Paula, na Barra, e a Escola Municipal Maria Clara Machado,no Itanhangá, atenderão o público das 8h às 17h. No Metropolitano Barra, o atendimento será das 14h às 18h; no Barra World, das 15h às 18h e no Downtown, das 15h às 19h.

 A iniciativa acontece pela primeira vez no Downtown e ocorre em parceria com a Coordenação de Saúde da região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, que vai oferecer a vacina em gotinha ao lado da lotérica, em frente à entrada da Praça de Alimentação. É a primeira vez que o condomínio recebe uma campanha de vacinação.

– Temos uma grande preocupação com a saúde pública. Desde 2013, abrimos espaço para o Hemorio vir aqui coletar sangue para doação, agora é a nossa primeira vez em relação à vacinação – comenta o síndico do Downtown, Paulo Oscar.

No Shopping Metropolitano Barra, a iniciativa vai acontecer no piso L2, perto da C&A no Barra World, na Praça da França.

Mais sobre a vacinação

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a Campanha de Vacinação imunizou até agora somente 48% das crianças para a paralisia infantil e 34% para sarampo em todo o estado do Rio de Janeiro. Essa porcentagem está longe do previsto determinado pelo Ministério da Saúde de 95%, por isso, este próximo sábado será considerado o dia D. As crianças com mais de seis meses com a caderneta de vacinação atrasada vão precisar, primeiramente, tomar a vacina inativa injetável.

A vacina contra poliomielite não tem contraindicações, mas os pais daqueles com problemas imunológicos ou que tenham feito transplante de medula óssea precisam se orientar nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que ficam na Fiocruz (Manguinhos) e Hospital Municipal Rocha Maia (Botafogo).

O último registro de paralisia infantil na cidade do Rio foi em 1987, em  Santa Cruz. Já o último de sarampo acontecem há 14 anos no estado. A taxa de cobertura da vacina contra essa doença é de 95%.

Serviço

Postos de vacinação – sarampo e paralisia infantil – das 8h às 17h

CMS Harvey Ribeiro de Souza e Filho
Avenida Guiomar Novaes, s/nº, Recreio

CF Maury Alves Filho
Estrada dos Bandeirantes, 11.227, Vargem Grande

CMS Cecília Donnagelo
Estrada dos Bandeirantes, 21.136, Vargem Grande

CMS Novo Palmares
Rua Jacarandá, s/nº, Vargem Grande

CMS Itanhangá
Estrada do Itanhangá, 270, Itanhangá

Hospital Municipal Lourenço Jorge
Avenida Ayrton Senna, 1.000, Barra da Tijuca

Postos de vacinação – somente paralisia infantil

Das 8h às 17h

Paróquia São Francisco de Paula
Praça Euvaldo Lodi, Barra da Tijuca

Escola Municipal Maria Clara Machado
Estrada da Barra da Tijuca, 3.570, Itanhangá

Das 14h às 18h

Shopping Metropolitano Barra
Av. Abelardo Bueno, 1.300, Barra da Tijuca

Das 15h às 18h

Shopping Barra World
Avenida Baltazar da Silveira, 580, Barra da Tijuca

Das 15h às 19h

Downtown
Endereço: Av. das Américas, 500 – em frente à entrada da Praça de Alimentação

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!