Matérias e Colunas

Projeto ‘Costurando’ oferece vagas gratuitas no Recreio

ONG Onda Carioca e parceiros irão ajudar pessoas de comunidades locais | Crédito: Divulgação
ONG Onda Carioca e parceiros irão ajudar pessoas de comunidades locais | Crédito: Divulgação

Aos fãs de moda, corte e costura, uma excelente oportunidade atende pelo nome de “Costurando”. O projeto, que terá inscrição gratuita e vagas limitadas, está marcado para o dia 8 de dezembro, e acontecerá de segunda a sexta, durante três meses. Trata-se de um desdobramento do que a ONG Onda Carioca fez, pela primeira vez, há três anos e conseguiu capacitar 50 artesãs.

As atividades do projeto serão: costura, reuso criativo, moda e design, empreendedorismo, educação ambiental e muito mais. Além disso, quem participar do projeto “Costurando” terá a chance de ingressar na Cooperativa de Artesãs do Terreirão e escrever uma nova história de sustentabilidade na comunidade.

Além do Onda Carioca, o SENAI/CETIQT passará os ensinamentos de costura e a Rede Cidadã, noções de empreendedorismo aos alunos.

— Estamos há três no Terreirão desenvolvendo o trabalho social, voltado ao corte, costura e lona. A ideia é gerar empregos à comunidade. Fomos além desta vez e pretendemos não só desenvolver produtos de valor agregado, como também utilizar a plataforma e construir novas identidades. O desafio será árduo, mas com as ajudas que estamos recebendo tenho certeza que nos sairemos bem — avaliou Julio César, Presidente ONG Onda Carioca.

Júlio César enxerga inúmeros benefícios à vida dos moradores das comunidades locais.

— Trata-se de um projeto cultural, rara hoje em dia nas comunidades locais. Estamos criando uma cadeia produtiva de moda e design que, por sua vez, abrirá novas oportunidades de trabalho às pessoas. Pretendemos, também, ampliar a consciência ambiental na comunidade. Em suma, o impacto social na comunidade é enorme.

Sobre o projeto

No “Costurando”, o participante aprende reutilizar o resíduo da lona vinilica para criação de diversos produtos. De uma simples ecobag para compras de mercado a exclusivos Ecoguarda Sóis. E, quanto mais inovar na criação desses produtos, mais forte se torna a cadeia da moda e costura de lonas.

Pensando nisso, além da oportunidade única de aprender moda sustentável com o SENAI/CETIQT, os participantes do projeto poderão fazer parte do primeiro coletivo de moda, costura e design do Terreirão.

Para inscrições e informações: ondacarioca@ondacarioca.org.br ou 2490-7398.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!