Matérias e Colunas

Carreira: quando e como mudar de carreira?

Carreira quando e como mudar de carreira
A mudança de carreira exige autoconhecimento e uma reserva de dinheiro para garantir possíveis dificuldades financeiras | Foto: Divulgação

Várias pesquisas têm informado sobre a insatisfação profissional e que muitas pessoas estão em busca de mudança no próximo ano. Claro que esta mudança pode ser dentro da própria área de atuação, buscar uma nova empresa, como também tem aqueles que buscam mudar de carreira.

A mudança de carreira é uma decisão que pede uma análise mais profunda, pois pode ter impactos em diversas partes da vida. Quando bem planejada e fundamentada, pode trazer ganhos, mas o simples fato da insatisfação para mudar tem causado arrependimentos posteriores. Pois, às vezes, a insatisfação é pessoal.

Toda mudança é bem-vinda, pois denota que a pessoa está em buscar de algo novo, de dar um novo passo, de ir além. A questão é quando esta mudança, na realidade vem de uma insatisfação interna e não externa. Onde o primeiro passo deveria ser uma avaliação dos pontos que estão deixando a pessoa infeliz e/ou insatisfeita.

Por isso, se autoconhecer é muito relevante quando se quer mudar de carreira. Saber o que te deixa feliz, o que incomoda, quais são seus talentos, o que gosta de fazer. Outro ponto relevante é quais são seus valores de vida. O que vale a pena arriscar e o que não.

Avalie também os riscos. Todo processo de mudança tem riscos, faz parte do contexto. O importante é ter riscos calculados, pois assim, quando qualquer imprevisto ocorrer fora do planejado, você sabe como agir.

E quando quero mudar de carreira?

Quando você não está satisfeito mais na carreira que conduziu até hoje, porém, já fez uma autoanálise, preferencialmente com um acompanhamento de um profissional de carreira, avaliando os ganhos e as perdas da mudança.

Também, quando você já reconheceu que tem outros talentos e habilidades que podem ser trabalhados numa nova profissão e que podem trazer bons frutos. E que esta mudança foi planejada para minimizar os riscos, ciente que é um recomeço, portanto, você vai precisar buscar novas competências e em alguns casos ter algumas perdas temporárias.

Outros pontos importantes é quando a nova carreira trata-se de um sonho que você postergou por muito tempo, por medo de dar errado ou por ter ouvido mais os outros do que você mesmo. Isso ocorre muito quando a sua escolha até hoje foi devido a fatores familiares ou opinião de outras pessoas e ao longo da vida foi deixando a vontade na gaveta. O passo para ser bem sucedido é gostar e sentir realizado com o que faz. Se você está nesta opção, nunca é tarde para mudar: planeje, execute e no momento certo faça a mudança.

Ao mudar de carreira, aproveite para fazer melhor e diferente da carreira anterior. Escolha bem, faça algo que tenha sentido e propósito com a sua visão de mundo e da vida. Avalie sua escala de valores e lembre-se que a parte financeira também precisa ser contemplada, pois geralmente ela apoia no sentimento de satisfação. É um conjunto que se bem preparado vai tornar a sua vida melhor e com mais resultados.

E como faço para mudar?

Algumas dicas são importantes a partir do momento que você decidiu por uma nova jornada:

1. Identifique suas habilidades e competências. O que você gosta e faz bem;
2. Veja as opções de carreira ou negócio dentro do que quer;
3. Busque informações e estude para fazer uma escolha consciente. Veja remuneração, como funciona, o que o mercado exige e o que você precisa buscar para completar;
4. Faça um planejamento das ações que precisa fazer (O que, Como, Quem, Quando e Quanto);
5. Faça um “colchão” financeiro para segurança, caso algum ponto saia fora do planejado. O ideal é ter uma reserva de três a seis vezes suas despesas mensais;
6. Busque pessoas que já passaram por esta situação, ouça e aprenda;
7. Depois que escolheu, mantenha o foco, evite ficar mudando de ideia;
8. No mais, disciplina, determinação, garra e persistência. Faça da jornada o seu destino;

Como diz Anthony Robbins, grande coach internacional: “Passado não é destino.” Portanto, faça um novo destino e seja feliz!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!