Fim de ano ou final de ano?

0
fim de ano ou final de ano 2

A expressão que mais se aproxima da língua culta é “fim de ano”, mas não quer dizer que “final de ano” está errado | Foto: Divulgação

Fim de ano chegando, todo o mundo pensando no peru, ou melhor, no Chester, ou melhor, no frango, ou melhor… Ah! Deixa para lá! Vamos falar de português, que é mais fácil…

Afinal, qual é a forma adequada: “fim de ano” ou “final de ano”?

Se pensarmos no uso do dia a dia, tanto na fala quanto na escrita, tanto faz! No entanto, se formos mais preciosistas ou pensarmos em estruturas semelhantes no registro culto da língua portuguesa, entenderemos que o mais adequado é “fim de ano”, porque tais expressões seguidas de termo preposicionado especificador (“de ano”, por exemplo) têm como base um SUBSTANTIVO (“fim” é um substantivo e “final” é um adjetivo).

Pense! Como usamos a língua? “No meio do ano, viajarei” ou “No médio do ano, viajarei”? “No início do ano, viajarei” ou “No inicial do ano, viajarei”? Com essas analogias, fica claro que a melhor forma (para não dizer a “correta”) é “No fim do ano, viajarei”.

Como já dizia Machado de Assis, quem faz a língua é o falante, logo usar “No final do ano, viajarei” é um erro crasso, mortal? Não podemos afirmar isso, pois tal uso é muito frequente na língua, inclusive de pessoas que primam pela linguagem culta.

Consegue entender como não é fácil dar uma resposta DEFINITIVA a isso? Por uma razão muito simples: o uso consagra ambas as construções (“fim de ano” ou “final de ano”, assim como “fim de semana” e “final de semana”), mas analogamente a certas expressões da língua, percebemos que a construção que mais se aproxima da norma culta é “fim de ano”.

Na boa, o que importa mesmo é sermos felizes no FIM (ou seria “final”?) deste ano de 2014! 🙂

The following two tabs change content below.
Fernando Pestana

Fernando Pestana

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros "A Gramática para Concursos Públicos" e "As Dúvidas de Português mais Comuns em Concursos". Trabalha há 13 anos em cursos preparatórios para concursos, como o EuVouPassar e o Estratégia Concursos (ambos são cursos on-line). Viaja pelo Brasil dando palestras sobre a língua portuguesa.
Fernando Pestana

Latest posts by Fernando Pestana (see all)

12-12-2014 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas