Muito obrigado ou Muito obrigados?

0

 

Salve, salve!!!

Muita gente acha megaestranho quando um grupo de homens ou um grupo de mulheres dizem, respectivamente, assim: “Muito obrigados”, “Muito obrigadas”.

De coração, eu também acho bem estranho… No entanto, se entendermos que a palavra “obrigado” é um adjetivo e que, por isso, deve concordar em gênero e número com a pessoa que fala, fará sentido que um homem diga “Muito obrigado”, que dois homens digam “Muito obrigados”, que uma mulher diga “Muito obrigada” e que duas mulheres digam “Muito obrigadas”. Percebeu a lógica da língua?

Ao dizer “Muito obrigado”, “Muito obrigados”, “Muito obrigada”, “Muito obrigadas”, a pessoa que fala está querendo dizer ela é muito grata, muito agradecida. Engraçado, não? A gente acha bem estranho ouvir mais de um homem dizer “Muito obrigados”, mas não acha estranho esses mesmos homens dizerem “Nós estamos muito gratos (ou muito agradecidos)”. Sim, “obrigado” é o mesmo que “grato”, que é o mesmo que “agradecido”.

Resumo da ópera: se um homem diz que está muito grato/agradecido, se dois ou mais homens dizem que estão muito gratos/agradecidos, se uma mulher diz que está muito grata/agradecida, se duas ou mais mulheres dizem que estão muito gratas/agradecidas, não precisamos nos assustar quando ouvirmos “Muito obrigado” (de um homem), “Muito obrigados” (de dois ou mais homens, ou de um homem e de uma mulher, afinal, a língua é machista, prevalece o masculino, rsrs…), “Muito obrigada” (de uma mulher), “Muito obrigadas” (de duas ou mais mulheres).

Portanto, todos os funcionários e funcionárias da Utilità dizem, ao mesmo tempo, aos seus leitores e clientes: MUITO OBRIGADOS!

Bem… só me resta dizer o meu MUITO OBRIGADO por ter lido este texto até o fim. 🙂

 

The following two tabs change content below.
Fernando Pestana

Fernando Pestana

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros "A Gramática para Concursos Públicos" e "As Dúvidas de Português mais Comuns em Concursos". Trabalha há 13 anos em cursos preparatórios para concursos, como o EuVouPassar e o Estratégia Concursos (ambos são cursos on-line). Viaja pelo Brasil dando palestras sobre a língua portuguesa.
Fernando Pestana

Latest posts by Fernando Pestana (see all)

09-01-2015 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas