Matérias e Colunas

2º Varal Fotográfico acontece na Prainha a partir do dia 20

Varal Fotográfico acontece na Prainha, dia 20
Foto de João Luiz Lima feita no Parque Municipal Natural de Marapendi que estará no 2º Varal Fotográfico, na Prainha

A partir de 20 de janeiro, acontece o 2º Varal Fotográfico no Parque Natural Municipal da Prainha, uma exposição de fotografias intitulada “Naturalmente” com imagens dos fotógrafos João Luiz Lima, Lauriano Caravana e Paulo Mittelman, todos do Fotoclube RioFotográfico. São registros de fauna e flora de diversas localidades do país e parques do Recreio, com o objetivo de levar a mensagem de conservação do ambiente natural e contribuir para a educação e o bom convívio com a natureza. A entrada é franca e a mostra acontece de terça a domingo, das 8h às 18h, até 21 de fevereiro.

No primeiro dia de exposição, um feriado para os cariocas, haverá apresentação do Trio de Flautas formado pelos musicistas Sergio, Estephanie e Andrei, que vão encantar o público com repertórios popular e clássico nos jardins do parque, às 10h, gratuitamente.

Segundo João Luiz Lima, que desenvolveu este projeto e é um dos associados-fundadores do clube, o Varal Fotográfico pretende trazer para a Zona Oeste a ideia de compartilhar conhecimento sobre fotografia de maneira descontraída, além de despertar o desejo nas pessoas de aprenderem ainda mais sobre fotografar.

-Dividimos conhecimento sobre fotografia entre membros do RioFotográfico, porém noto que aqui na região isso não acontece porque não temos muitos membros na Zona Oeste. Também pretendemos que o trabalho de fotógrafos auxilie cada vez mais as unidades de conservação ambiental da cidade do Rio de Janeiro – comenta ele.

Para o fotógrafo que também terá seu trabalho exposto, Lauriano Caravana, a proposta da exposição é compartilhar imagens e ao mesmo tempo difundir a arte da fotografia que não agride o meio ambiente.

-Os nossos parques são visitados por inúmeras pessoas, mas acredito que menos da metade preocupa-se com a natureza de uma forma geral. Com essa exposição, esperamos voltar o olhar do público para a conservação do meio ambiente através da fotografia. Quem gostaria de fotografar uma paisagem com um saco ou um copo plástico no cenário? Não é mesmo? Com a criação desses eventos nos parques da Zona Oeste, acredito que estamos ajudando de uma forma geral para que essa visão seja ampliada – comenta ele.

Uma dica do organizador para quem gosta de fotografia é acessar o site do RioFotográfico para se inscrever e participar das atividades sem precisar pagar nada.

-Espero que os interessados acessem nosso site, se cadastrem e acompanhem tudo o que fazemos, como palestras, exposições e saídas fotográficas, que são encontros em que fotografamos e dividimos conhecimento – diz ele.

Varal Fotográfico pretende se expandir

De acordo com João Luiz Lima, o projeto do Varal Fotográfico teve início no Recreio, no Parque Municipal Marapendi e no da Prainha, mas o profissional quer levá-lo a outros cantos do município do Rio.

– Quero me dispor a ir a outros parques e outras áreas da Cidade Maravilhosa – comenta ele.

Serviço
Parque Natural Municipal da Prainha
Estrada da Guanabara, s/nº, Prainha.
Terça a domingo, das 8h às 18h, gratuitamente.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!