Matérias e Colunas

Categoria:

Praia para Todos é sucesso na Barra

praia para todos é sucesso na Barra
Cassiano Dezotti curtindo o dia de sol na Barra através do Praia para Todos | Foto: Arquivo Pessoal

Um domingo de sol é um convite para tomar banho de mar e curtir o dia, especialmente para Cassiano Dezotti, de 43 anos. Ele participa do Praia para Todos (PPT), que oferece atividades esportivas para pessoas com deficiência, das 9h às 14h, na praia da Barra e Copacabana. Atualmente, o programa organizado pelo Instituto Novo Ser está na sua 7ªedição e vai até 17 de maio realizando banho de mar assistido, vôlei sentado, stand up paddle adaptado (este último só na Zona Sul), entre outros.

Cassiano é tetraplégico, conta que nunca foi fã de praia e tinha medo de ir e passar mal por conta do calor, mas um amigo o convidou para conhecer o Praia para Todos, na Barra. De lá para cá, a afinidade com o programa deu tão certo que até mestrado sobre a iniciativa ele está fazendo.

-Tinha ouvido falar do programa em 2009, mas só fui pela primeira vez em 2011. Em abril do ano passado, comecei a frequentar mais, especialmente para fazer observação de campo. Acho o Praia para Todos sensacional, se não fosse ele, as pessoas com deficiência física ficariam presas no calçadão – comenta ele, que em março de 2016 concluirá sua pesquisa sobre a importância do programa.

Como o Praia para Todos funciona

O Praia para Todos na Barra oferece banho de mar com as cadeiras anfíbias, vôlei sentado, surf adaptado, frescobol e jogos recreativos, tudo de graça. Além disso, conta com piscina infantil, esteira para passagem de cadeiras de rodas, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e sinalização sonora.

Nesta 7ª edição, a escolinha de vôlei sentado, que acontece na Barra aos sábados, é novidade, porém mais duas novas vão acontecer a partir de março, como o Desafio de Vôlei Sentado e de Beach Soccer. Outras atividades especiais vão ocorrer também, como o “Bloquinho do Praia Para Todos”, “Dia Zen” e “Luau Praia Para Todos”.

As ações são conduzidas por especialistas e voluntários. Ao todo, 25 pessoas trabalham por dia e fazendo parte dessa lista está Rodrigo Neves. Ele já atuou duas vezes como voluntário e conta com mais detalhes como foi participar do programa.

-Penso que todas as emoções e todas as ações nos ensinam algo. A experiência de conviver com pessoas tão especiais é muito gratificante. Para quem trabalha no programa, com certeza o ganho é muito maior do que doamos. Poder ajudar é maravilhoso – diz ele.

Praia para Todos pretende chegar ao Recreio

O Praia para Todos atende aproximadamente 30 a 50 pessoas diariamente em cada praia e já beneficiou cerca de 10 mil pessoas direta e indiretamente. Há planos para expandi-lo, inclusive para o Recreio, mas ainda há busca de verba para isso, segundo a supervisora de projetos, Camila Vasconcelos.

-Temos a intenção de atuar em outras praias, inclusive já fizemos estudos técnicos para o Recreio, mas falta patrocínio – conta ela.

O programa tem patrocínio master da Michelin e patrocínio oficial da Chevrolet e Furnas, além de parceria da 213 Sports e apoio de GMar, Nautika, Sundown, Adventure SUP-Rio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Ricosurf.com.

Serviço
Sábados e domingos, das 9h às 14h.
Barra da Tijuca – Posto 3
Dezembro a março – todas as atividades
Abril a maio – banho de mar

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!