Matérias e Colunas

Categoria:

Praia do Perigoso: mutirão acontece domingo, 25

Praia do Perigoso ajude sua região a ficar mais limpa
Praia do Perigoso: um paraíso que precisa ser preservado | Foto: Pedro Felipe/Amigos do Perigoso

Neste próximo domingo, 25 de janeiro, às 7h, a ONG Amigos do Perigoso vai fazer um mutirão de limpeza na Praia do Perigoso com o objetivo de despertar a consciência sobre a preservação das praias selvagens. A ideia é recolher o máximo de resíduos, fazer plantio de mudas nativas da região e manutenção das placas.

De acordo com a programação, às 7h haverá o encontro e café da manhã, com início da trilha às 8h. A proposta é dividir equipes para fazer a retirada do microlixo e conserto das placas. O ponto de encontro será na sede da organização, a Casa Amarela. A recomendação é o uso de protetor solar, roupas leves e levar água e lanche.

Praia do Perigoso deve ser preservada

Segundo o presidente da ONG, Pedro Felipe Santos Carvalho, a situação de lixo despejado na praia do Perigoso precisa mudar.

-A praia do Perigoso sofre com lixo há mais de 20 anos e isso vem aumentando com a divulgação em massa das praias selvagens sem a orientação correta do local. A mídia vem divulgando muito o lugar, porém não passa as informações que ali não tem coleta de lixo. Muitas pessoas sem educação ambiental estão frequentando as praias e contribuindo para o aumento de lixo nelas – diz ele.

Ainda segundo ele, a ONG promove ações de mutirões de limpeza para tentar mudar essa realidade. Desde março de 2013, foram realizadas 19 ações em todas as praias selvagens retirando mais de 4 toneladas de lixo delas, porém as pessoas continuam sujando todas, porque não tem há orientação e fiscalização nos locais.

– Além de promovermos limpeza das praias selvagens e do manguezal da Restinga da Marambaia, também promovemos ações de plantio de mudas nativas da região, manejo, manutenção das trilhas e trabalhos de educação ambiental no bairro – comenta Pedro Felipe.

Praia do Perigoso: ONG tem projetos

Pedro Felipe conta que a ONG tenta chamar atenção da prefeitura de todas as formas para a implementação de guaritas com guardas permanentes na praia do Perigoso.

– Fica complicado desenvolver qualquer projeto nas praias de educação ambiental, plantio de mudas nativas e placas educativas sem fiscalização – desabafa.

Segundo informações do diretor administrativo da ONG, Igor Oliveira, para 2015 o objetivo é levar os trabalhos para as outras praias selvagens (Praia do Meio, Funda e Inferno), COMEÇAR a restaurar a flora do manguezal, realizar palestras nas escolas e com comerciantes locais sobre fauna, flora e problemas gerados pelo lixo, além de promover reunião trimestral com associação de moradores com o relatório de suas ações.

Serviço

Ponto de encontro às 7h
Sede da Amigos do Perigoso (Casa Amarela) : Caminho do Picão, 531, Barra de Guaratiba
Telefone : (21) 97632-1450
E-mail: amigosdoperigoso.voluntarios@gmail.com

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!