Matérias e Colunas

Categoria:

Tecnologia na Barra: empresas aportam no bairro

A Barra da Tijuca não abriga apenas condomínios residenciais, shoppings e praia. O bairro também é lugar de concentração de empresas de tecnologia, até mesmo de algumas start ups, empresas jovens, mas que tiveram rápido crescimento.

Tecnologia na Barra empresas aportam no bairro
Patrick Wegener, CEO da Easy Deliver, conta que a ideia do aplicativo é dar dinamismo, eficiência e segurança à entrega, garantir praticidade ao usuário e ser uma fonte de renda para o motoboy | Foto: Divulgação

Um exemplo é a empresa do alemão Patrick Wegener. Ele não aguentava mais perder horas e horas em engarrafamentos para fazer suas atividades e em meio ao caos, enxergou uma oportunidade de negócio. Foi assim que nasceu um aplicativo que liga o usuário ao motoboy mais próximo do local do endereço de coleta, o EasyDeliver.

– No Brasil, existem muitas oportunidades. Antes do EasyDeliver, eu respondia pelo setor de logística de um site de leilão de centavos e tive muitos problemas, mesmo em parceria com as maiores transportadoras do país. Foi a partir daí que me fiz a pergunta: por que não criar um serviço que eu mesmo gostaria de ter? – comenta.

Wegener se debruçou em pesquisas sobre o conceito de same day delivery, sistema de “entregas no mesmo dia”, algo comum no exterior em empresas como Google, Amazon, Ebay e Walmart. O alemão se interessou pela área da logística conhecida como last mile, considerada a mais delicada por tratar da entrega, que coincide com a maior quantidade de reclamações dos usuários.

Ampliação de negócios em tecnologia

Outra empresa de tecnologia na Barra é a Dinatech, uma multinacional com mais de 10 anos de atuação na América Latina que, desde 2011, vem ampliando seu trabalho no Brasil escolheu a Barra para ser a sua sede no país. Atualmente, seus serviços são de segurança da informação, TI e telecomunicações. O CEO para o Brasil, Vincenzo Di Giorgio, conta mais:

Tecnologia na Barra empresas aportam no bairro 2
Vincenzo DiGiorgio, CEO da Dinatech Brasil, conta que empresa fatura mais de US$ 400 milhões e pretende continuar colocando em prática seus planos de expansão | Foto: Divulgação

-O mercado no Brasil tem grande peso em relação à América Latina. Investimos nos profissionais altamente qualificados do país para a criação e desenvolvimento das soluções, parcerias e serviços por aqui – esclarece.

No exterior, a Dinatech trabalha com mobilidade urbana – como o controle dos trens e ônibus em Buenos Aires -, a produção de netbooks em torno de iniciativas de inclusão social e tecnológica nas escolas públicas, além de projetos de segurança pública e de desenvolvimento de software.

-Os nossos profissionais são capacitados e certificados, então isso traz qualidade para toda a cadeia, desde a venda até a gestão e manutenção continuada para todos os nossos clientes – comenta Di Giorgio.

Uma start up que não fica na Barra, mas seus serviços já funcionam a pleno valor aqui na região é a Dot Legend, especializada em desenvolvimento de softwares e aplicativos de mobile shopping. É dela o app BoaLista, um dos destaques de 2012 na Apple Store e Google Play, na categoria Aplicativos de Compra, e o Belezuca, outro app que recompensa clientes simplesmente por entrarem nas lojas, conferirem preços e claro, comprarem.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!