Matérias e Colunas

Categoria:

Vale do Café: opção de lazer para moradores do Recreio

vale do café opção de lazer para moradores do recreio 2
Fazenda Santa Eufrásia (Vassouras, RJ) foi construída por volta de 1830. É a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café. Ainda possui mobiliário e utensílios do século XIX | Foto: Igor Alecsander

 

No mês em que o Dia Internacional do Café é comemorado, que tal conhecer um pouco das 15 cidades históricas fluminenses que abrigam fazendas cafeeiras do século XIX? Uma vizinha nossa e moradora do Recreio desde 1995, Vanessa Shariel, fechou parceria com um amigo seu, o fotógrafo Igor Alecsander, que vive em Valença e tem um portal voltado para essa região, o valedocafeonline. Ambos pretendem motivar moradores daqui a conhecerem esses municípios.

– Por que não trazer aos vizinhos essa excelente opção de lazer que é aqui bem pertinho da gente sem precisar fazer um grande planejamento de viagem? – questiona ela.

Portal do Vale do Café e o Recreio

De um lado, Igor Alecsander fotografa as belezas das fazendas do Vale do Café e expõe tudo no seu portal, que é focado em promover aspectos culturais, turísticos, naturais e folclóricos da região. Do outro, Vanessa Shariel, que trabalha com divulgação de empresas no Recreio.

vale do café opção de lazer para moradores do recreio 3
Casa Léa Pentagna (Valença/RJ) revela a colonização italiana na cidade. O museu tem, entre outros itens, as malas usadas pelos imigrantes na viagem até o Brasil | Foto: Igor Alecsander

A liga entre os dois se deu quando ela percebeu que os moradores do bairro poderiam conhecer aqueles municípios e planejar uma viagem pelo portal do seu amigo. Segundo ela, os moradores do Recreio são  pessoas com um bom nível cultural, familiar, com condição financeira estável e nível de exigência alto.

– A idéia da nossa parceria é gerar turismo, levar o conhecimento da região para quem é do Recreio, pois é um passeio rico em diversos aspectos e que atende a todo público, como famílias com filhos pequenos, casais e terceira idade.

O fotógrafo conta que o principal foco do portal é reunir informações de todo o Vale do Café e não apenas valorizar algumas cidades.

– Há o costume de excluir as atrações do Vale do Café que estão no lado de Minas Gerais, sendo que nesse estado  há diversas atrações, inclusive algumas a poucos metros na divisa de Estado – explica Igor.

Vale do Café fica a 120km do Rio

O Vale do Café fica a 120km da capital, engloba Minas Gerais, São Paulo e grande parte do sul do Rio. Abarca as cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Conservatória, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Pinheiral, Pirai, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Em 1860, elas chegaram a produzir 75% do café consumido no mundo e colocavam o Brasil no primeiro lugar em produção e exportação do grão. Atualmente, não existe mais essa produção, porém quase 30 das antigas fazendas estão abertas aos visitantes.

vale do café opção de lazer para moradores do recreio 5
Fazenda Santa Clara (Santa Rita do Jacutinga, MG) – Conhecida por ter 365 janelas (uma para cada dia do ano), fica próxima à divisa com o Estado do Rio, em Valença. Foi construída em 1856, possui 46 quartos, 14 salões, uma capela, dois terreiros de café, senzala e masmorra | Foto: Igor Alecsander

As atrações no Vale do Café envolvem a gastronomia, a cultura da região, a história contada pelas fazendas e as belezas naturais, tais como as cachoeiras e o verde esplêndido. Fora isso, a agenda sempre está lotada de eventos e todo mês de julho, por exemplo, acontece o Festival Vale do Café, repleto de concertos nas fazendas e em praças, além do tradicional cafezinho com lanches e visitas guiadas.

Moradora do Recreio indica Vale do Café aos seus vizinhos

A menos de duas horas da Cidade Maravilhosa, o Vale do Café não exige toda aquela estratégia comum de viagens mais longas, como tirar férias ou esperar aquela promoção especial para comprar uma passagem. Pelo contrário: basta pegar o carro e rapidamente já chega lá.

É assim que acontece com a moradora do Recreio, a empresária Carla Magalhães. Seu marido é bisneto de barão de uma família tradicional de Vassouras e acabou herdando alguns imóveis por lá. Mãe e esposa, ela e sua família sempre vão para lá passear.

-Sempre íamos a Vassouras e acabei me apaixonando pela região. O clima é maravilhoso, a natureza é muito rica, as pessoas ainda confiam umas nas outras e encontro a tranquilidade, o que já não existe mais na cidade grande – comenta ela.

Magalhães destaca a hospitalidade do povo e ainda dá um recado aos seus vizinhos do Recreio.

– Aos moradores do Recreio, eu digo para tirarem um final de semana para conhecerem a região, especialmente nesta época do ano. São várias atrações nas fazendas abertas aos visitantes, música, café colonial, história dos barões e muito mais. Vale muito a pena – convida ela.

Serviço
Portal Vale do Café – http://valedocafeonline.com/
Vanessa Shariel – E-mail: vanessasabber@gmail.com e telefone: (21) 99267-6774

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!