Matérias e Colunas

Orientação profissional deve ser primordial nas escolas

Carreiras - Portal - coluna
Ao escolher o colégio do seu filho, é importante se atentar para como a instituição aborda o futuro profissional dos jovens. | Foto: Divulgação

 

Quanto mais o tempo passa, o rigor dos pais na escolha de um colégio para o filho aumenta e, por consequência, a concorrência entre os colégios também. Afinal, para se sobressaírem, os colégios buscam sempre um diferencial. No entanto, você se preocupa em saber se o colégio que você escolheu para o seu filho presta este serviço?

Primeiramente, você sabe o que é Orientação Profissional ou a sua relevância? Este serviço é de suma importância para qualquer jovem que busca uma carreira, já que, atualmente, vivemos em um mundo globalizado que, cada vez mais, valoriza as especializações. Sem contar que parece um pouco cruel um jovem de 16, 17 anos, fazer a escolha de uma carreira, você não acha?

O serviço de Orientação Profissional tem a finalidade de facilitar o processo de escolha de carreira de uma pessoa, por meio de dinâmicas, visitas às empresas, provas, testes psicológicos, entrevistas, informações sobre o mercado de trabalho e todo o processo de autoconhecimento. Através dessas ferramentas, o jovem se qualifica para fazer esta escolha de maneira equilibrada e ajustada. Normalmente, o processo acontece em oito encontros, sendo um por semana, podendo ainda ser aplicado no próprio ambiente da escola e é ministrado por profissionais especializados, que podem estar vinculados a um colégio ou não.

No entanto, o ideal é que seja feito no próprio colégio, pois este, juntamente da família, é o principal formador deste jovem. Tal processo costuma ser aplicado no penúltimo ano do ensino médio, para que, no ano do vestibular, ele esteja bem embasado para realizar a escolha, mas, se for aplicado por um profissional liberal, ou no último ano do antigo segundo grau, o resultado pode ser tão positivo quanto.

De um modo geral, a dinâmica de facilitação da escolha profissional por parte do jovem passa por quatro fases:

1) Autoconhecimento

2) Informações do mercado de trabalho

3) Correlação dos fatores acima

4) Escolha da carreira

O primeiro ponto trabalha a questão do autoconhecimento do jovem, através da descoberta de afinidades e do que não gosta, pontos a melhorar, aptidões e afins. Em seguida, trabalha-se um ponto muito importante neste fluxo, que tem a ver com as informações do mercado de trabalho propriamente dito – esta fase tem como objetivo desmistificar o mercado de trabalho.    Desde quando ouvimos a pergunta “O que você quer ser quando crescer?” as crianças costumam fantasiar as profissões e tendem a carregar consigo tais idealizações, que, se não forem transformadas em informações concretas, interferirão de maneira negativa na escolha. O terceiro ponto tem a ver com a facilitação na correlação das fases anteriores, até porque, com tanta informação, o jovem não conseguiria fazer com qualidade tal processamento. Por último, a pessoa terá mais preparo para fazer sua escolha profissional.

Em relação à escolha, o jovem ainda é trabalhado para identificar a interferência de fatores externos, que são extremamente danosos para o futuro do seu filho, como: influência dos pais e amigos; idealizações das carreiras; medos, como: fracasso, incapacidade, do desconhecido e de escolher errado.

Ainda sobre a escolha, cabe deixar uma questão muito clara: Em nenhum momento a escolha será feita pelo avaliador ou pelo colégio, mas, sim, pelo jovem que está fazendo o processo. Ao contrário dos famosos “testes vocacionais”, que costumamos encontrar em jornais e revistas, não existe a pretensão de dizer ao outro o que ele deve fazer. Esta escolha deve ser feita pelo jovem e apenas por ele.

Conclusão:

Então, depois de tomar ciência de todas essas informações, você ainda não acha tão importante assim verificar se o colégio aplica este serviço? Duvido! Ou você como pai, mãe, que ama o seu filho, não quer o melhor para ele? Pense, nem todo profissional considerado mediano e que sofre por toda a vida é mediano porque não tem capacidades ou vontade de ser maior, mas, muitas vezes, se encontra estagnado por estar em um lugar ou ter feito uma escolha que não está de acordo com suas afinidades. Você quer que ele passe por isso?

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!