Matérias e Colunas

A estética do sorriso

6563509303_a33afd6830_b
Foto: Flcikr

 

Quem não sonha com um sorriso largo e bonito? Um sorriso bonito aumenta a autoestima e a autoconfiança da pessoa, e colabora, significativamente, para um rosto mais harmonioso. Pesquisadores ao redor do mundo estudam muito o assunto e se reúnem, frequentemente, para estabelecer os conceitos modernos de estética, que é um assunto vasto e que pode variar de acordo com o local do planeta Terra em que você vive! Eles concordam que a simetria, a harmonia e o equilíbrio são fatores determinantes para a boa estética do sorriso. Baseado nesses estudos, sabemos que normalmente olhamos primeiro para o alinhamento dos dentes e o quanto eles são brancos, mas isso não é tudo!

Se aprofundarmos a nossa pesquisa, podemos ver que outros aspectos também são considerados, como o tamanho e o formato dos dentes, o espaçamento entre eles, a saúde gengival e o corredor bucal, que é o espaço que aparece nas laterais da boca mostrando a relação dente/gengiva e bochecha quando sorrimos.

Quando falamos em alinhamento dos dentes, significa que eles devem se posicionar lado a lado, formando um arco em formato de “U” aberto. Quando o “U” é muito aberto, ele ocupa o espaço conhecido como “corredor bucal” e dá aquela impressão, ao sorrir, de que a pessoa tem mais dentes na boca do que realmente tem. Ao contrário, quando o “U” é muito fechado, temos situações de pouca exposição dental. Nesses casos, a correção se faz através da Ortodontia, associada ou não a um tratamento restaurador estético.

Nos casos de dentes separados e que, ortodonticamente, não se consegue um resultado satisfatório, pode-se recorrer ao uso de facetas de porcelana, ou tratamento com resina composta, que “escondem” esses espaços e conferem um resultado final bem natural.

No ato de sorrir, o posicionamento dos lábios também interfere na estética. Algumas pessoas têm o lábio superior curto, o que faz com que, ao sorrir, não só apareçam os dentes, mas também parte da gengiva. Outras têm excesso da maxila (osso da arcada superior que abriga os dentes), o que faz com que a gengiva e os dentes da arcada superior fiquem sempre em evidência. O nome dado a esse excesso de exposição é “sorriso gengivoso” e ele pode ser resolvido através de técnicas cirúrgicas, associadas ou não à reanatomização dentária, utilizando facetas laminadas.

Outra queixa frequente é a chamada retração gengival, que ocorre quando há progressiva perda de gengiva, levando à exposição da raiz do dente. Mas esse problema também pode ser corrigido de forma simples hoje em dia.

Um fator de extrema importância é a ausência de placa bacteriana e tártaro, que interferem na coloração dos dentes, assim como manchas provocadas por nicotina em fumantes. Portanto uma higiene diária e eficiente dos dentes através da boa escovação, seguida do uso do fio dental, é fundamental para a estética do sorriso. O hábito da limpeza adequada previne ainda cáries, manchas e doenças da gengiva. Ou seja, não é só uma questão estética, mas também de saúde.

Para o tratamento de dentes escuros, existe atualmente um leque variado de opções de produtos e técnicas modernas, capazes de resolver o problema das mais variadas queixas! Além disso, tais técnicas reduzem significativamente a sensibilidade dos dentes e da gengiva durante o procedimento.

Essas são as queixas mais comuns, mas existem inúmeras outras! O importante sempre é frisar que beleza é sensação. É você se olhar no espelho e se sentir bem com o seu reflexo nele, independentemente de conceitos, regras e padrões de beleza previamente estabelecidos. Até porque esses padrões mudam, vão e voltam no tempo e através das gerações, sejam eles referentes ao vestuário, cabelos, acessórios e também aos dentes.

No passado, dentes pequenos eram considerados lindos, mas hoje em dia, os tais ‘padrões’ de beleza mudaram e os dentes grandes estão em alta. Como fazer então?

A nossa dica é buscar sempre a beleza dentro de você e, se algo estiver te incomodando muito, procurar a ajudar de um especialista de sua confiança. A boa notícia é que, no campo da estética e também da estética do sorriso, a medicina caminha a passos largos e, hoje, para quase toda queixa há uma solução.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!