Matérias e Colunas

Conheça o serviço de advocacia pessoal e empresarial a custo fixo

personarum
A renomada advogada Renata Mansur, uma das sócias da empresa Personarum | Foto: divulgação

Quando foi a última vez que você quis o serviço de um advogado? Geralmente, só procuramos por um em situações de extrema urgência, o que faz com que seu trabalho encareça. Foi pensando nisso que as advogadas Renata Mansur, moradora do Recreio, Patricia Mendes e Wagner Lima, morador da Barra, criaram a empresa Personarum. Para quem não conhece, trata-se de um escritório especializado em advocacia pessoal e empresarial a custo fixo mensal – ou, em outras palavras, uma espécie de “plano de saúde jurídico”.

O serviço, que já é um sucesso nos Estados Unidos (com aproximadamente 85 milhões de associados), fica em torno de R$150,00 mensais para pessoa física. O segurado fica amparado em casos como remarcar passagem aérea, problemas com a TV a cabo, conta de celular, cobrança de plano de saúde, juros cobrados na compra de um carro novo, compra de um produto defeituoso, problemas em condomínio, entre muitos outros.

Na contratação do serviço para empresa, os sócios ganham de bônus a assistência como pessoa física. Segundo Renata Mansur, “as pessoas estão cada vez mais conscientes de que brigar na Justiça, depois que o problema já surgiu, é muito mais caro e demorado, por isso estão querendo se prevenir”. Além disso, os sócios chamam a atenção para outro aspecto: nós sempre achamos que não precisamos tanto de um advogado, até que – ao contratar o serviço – percebemos quantos problemas passarão a ter solução.

Ficou interessado? Confira alguns esclarecimentos sobre o Personarum:

Esse é um conceito novo? De onde surgiu, quais foram as inspirações?
É um conceito relativamente novo no mundo, atualmente é um serviço utilizado em larga escala nos EUA e em alguns países da Europa. Inicialmente, para as grandes empresas. Depois, foi se popularizando até chegar às residências. Como exemplo, nos Estados Unidos, a grande maioria da população sequer compra um imóvel sem se utilizar da consultoria jurídica preventiva, e só agora está chegando ao Brasil, ainda sendo o uso mais comum em empresas.

Acredita que esse tipo de serviço será bem recebido em um mercado em crise? Como andam as contratações?
Já está tendo grande aceitação, visto que um dos benefícios da prevenção é justamente a economia. Em um mercado em crise, várias pessoas já sofreram com as consequências de demissões trabalhistas mal conduzidas. Quantas pessoas já não firmaram contratos com cláusulas prejudiciais?
Temos muitos casos de retomada de imóveis e automóveis por inadimplência, e os bancos e financeiras, em geral, não respeitam os direitos do consumidor. Caso esse contrato tivesse sido analisado por um advogado antes da assinatura, certamente os riscos iam diminuir ou nem existir. A ideia está sendo muito bem recebida e, à medida que as pessoas entendem a importância de se prevenir juridicamente, a tendência é o crescimento do mercado.

Quais são os benefícios que uma empresa terá ao contratar esse serviço? Além dos sócios, os funcionários também podem usufruir do serviço, assim como um plano de saúde?
Algumas empresas de grande porte já optam por terceirizar o setor jurídico em suas tomadas de decisões, prevenções e acompanhamentos. No nosso caso, o foco é em microempresários e profissionais liberais, que até pela receita não dispõem de corpo jurídico especializado em todas as áreas. Acontece que ao se associar, por uma pequena mensalidade, você passa a compartilhar de uma equipe altamente qualificada em todos os ramos do direito para consultas diárias ilimitadas. Outro benefício é que tanto o profissional liberal quanto os sócios da empresa têm cobertura estendida às suas pessoas físicas e ainda podem oferecer, assim como um plano de saúde, a possibilidade de adesão de seus funcionários. Algumas empresas já entenderam que esse tipo de serviço é um investimento e não um custo, como se acreditava anteriormente.

Serviço
Personarum — Universe Empresarial, Av. Abelardo Bueno 1.000, bloco 2, sala 210. Tel.: 96443-5186 (Patricia).
http://www.personarum.com.br/

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!