Matérias e Colunas

Sugestões de cores para 2016 e suas influências

cor-interna cópia
Foto: Flickr Uaeincredible

As cores têm grande influência psicológica sobre o ser humano, pois são captadas pela visão e transmitidas ao cérebro. Consequentemente, promovem impulsos e reações em todo o corpo. Algumas cores estimulam, outras tranquilizam – assim, o ser humano aprendeu a usar o significado das cores para passar e receber informações de acordo com suas necessidades.

Embora a cor seja um fenômeno extremamente subjetivo, certas influências no estado psicológico das pessoas são generalizadas. Dessa forma, podemos classificar alguns significados amplamente relacionados a determinadas cores. São vivências comuns enraizadas desde a infância em nossa linguagem e pensamento. Simbolismos psicológicos e tradições históricas e culturais influenciam nossa percepção sobre elas. Nesse início de 2016, você poderá usar algumas cores que promovem reações e, assim, promover efeitos desejados.

1- Serenidade e bem-estar — A tonalidade azul pastel como a do Serenidade Pantone 15-3919 tem um percentual de magenta que traz um certo movimento à cor. Tal tom de azul está ligado ao bem-estar, à tranquilidade, segurança, à calma e estimula a meditação, auxiliando a encontrar as respostas dentro de si mesmo.

2- Amor e Amizade — É difícil ser feliz sozinho, essa cor vai além da tradição do vermelho para atrair a paixão, pois, além de atrair, é preciso manter pessoas ao nosso redor. Precisamos ter boas relações, seja na rotina do dia a dia, na família, no trabalho ou em um relacionamento amoroso. Para promover equilíbrio no campo emocional, sugiro uma tonalidade rosa pastel como o Rosa Quartzo Pantone 13-1520. Ela transmite apoio, segurança e equilíbrio emocional, além de afeto.

3- Sabedoria e Prosperidade — O ditado já diz que dinheiro não traz felicidade, mas ajuda. A sabedoria é um dos elementos que nos auxilia a vencer momentos de crise ou nos permite avançar. O amarelo ou dourado estão ligados à autoestima, ao intelecto, à sabedoria, à iluminação, à felicidade, ao otimismo. Rejuvenesce, constrói confiança, dá poder de persuasão e prosperidade. Traz luz para a solução de problemas. O amarelo simboliza criatividade, ideias, conhecimento, alegria, juventude. Recomendo um tom mais saturado para se aproximar mais do dourado como Pantone Buttercup 12-0720, umas das cores do verão 2016.

4- Renovação e Boa sorte — Se 2015 foi um ano intenso, no ano de 2016 vai ser necessário renovação. Para isso, eu recomendo o uso do verde, que é uma cor calmante e refrescante, e que, por ter azul na composição, também harmoniza, purifica e equilibra. Para essa estação, recomendo o Pantone 15-0146 Green Flash. Esse verde representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e está ligada à saúde.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!