Matérias e Colunas

Organizando livros e documentos

estanteinterna cópia
É bom guardá-los de forma organizada, por tamanho e assunto. Assim, ficará fácil uma busca rápida | Foto: divulgação

Quem gosta de ler e compra revistas e livros com frequência, muitas vezes, se vê às voltas com a indagação de como guardá-los de maneira correta e organizada.

O ideal é determinarmos um canto da casa como canto de leitura, uma estante ou armário para acomodar os livros e revistas, de forma que fiquem à mão para a leitura e possamos fazer a limpeza com frequência. Gosto de indicar, além da limpeza diária, uma limpeza mensal, com os livros e revistas sendo retirados do móvel e com suas lombadas escovadas, para retirada de poeira e verificação de eventuais pragas, como os cupins.

É bom guardá-los de forma organizada, por tamanho e assunto. Assim, ficará fácil uma busca rápida. Livros de romance, viagens, biografias e arte: essa é uma maneira simples de organização. Aqueles livros mais bacanas, de arte ou viagem, com a capa bonita, podem ser colocados na sala, sobre o aparador ou mesa de centro. É um charme!

Quantos às contas, o ideal é que sejam organizadas em pastas ou arquivos plásticos, esses materiais são encontrados em papelarias e facilitam muito a vida. Guardar por tipo de conta e em ordem cronológica também é indicado. Vamos ao tempo que devemos guardar cada documento:

Imposto de Renda, IPTU, IPVA – cinco anos
Água, luz, telefone e gás – guardar pelo menos as seis últimas contas para o caso de alguma controvérsia na cobrança ou necessidade de comprovação de consumo médio. No entanto, para questões judiciais, o prazo deve ser aumentado para no mínimo um ano, especialmente nos casos de locação de imóveis, e no máximo de cinco anos.
Convênio Médico – quando deduzidas do IR, por cinco anos.
Mensalidade Escolar – dois anos, mas se forem abatidas no IR, por cinco anos.
Empregados domésticos – cinco anos.
Aluguel – três anos.
Faturas de cartão de crédito – pagos à vista, seis meses; a prazo, cinco anos.
Notas fiscais de eletrodomésticos, eletrônicos e carros – enquanto você possui-los.
Condomínio – cinco anos.
Dívidas – guardar os recibos das prestações até a quitação e o comprovante da quitação por dois anos.
Compra de imóveis – os recibos devem ser guardados até ser feita a escritura do mesmo.
Multas de transito – dois anos.
Comprovante de pagamentos de honorários – cinco anos.

Podemos guardar essas pastas ou arquivos nos maleiros do armário, no escritório, na sala, dentro do rack ou do buffet e até na cozinha, desde que a salvo da umidade, em lugar seco, para garantir a integridade do papel. As contas do mês podem ficar à vista, em porta trecos, para que não haja esquecimento. O porta treco, se for organizado e bonitinho, pode ficar no aparador para facilitar a visualização.

É bom guardá-los de forma organizada, por tamanho e assunto. Assim, ficará fácil uma busca rápida

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!