Matérias e Colunas

Clínica de medicina do trabalho no Recreio se torna franquia

brancavia9-interna cópia
“É também um segmento que está em constante atualização e nos obriga a estar sempre estudando, melhorando” – destaca Branca.

A saúde do trabalho é uma das áreas da medicina que mais cresce. Com o aumento dos direitos do trabalhador, nos últimos anos, a busca por uma melhor qualidade de vida propiciou que clínicas e cada vez mais especialistas da área surgissem. É com esse propósito que a Clínica Via 9 foi fundada há quase 15 anos, atuando na área de Medicina e Segurança do Trabalho. A clínica realiza exames de saúde ocupacional de admissão, demissão, periódicos, mudança de função e de retorno ao trabalho, propiciando conforto, tanto para os patrões quando para os colaboradores.

Agora, a Via 9 está inaugurando unidades licenciadas, em sistema de franquias. Para contar um pouco mais sobre o novo empreendimento e sobre o projeto ainda pouco difundido, conversamos com Branca Sister, proprietária da clínica. Confira:

Ao longo de 15 anos de trabalho, como vocês foram se adequando para atender ao mercado de segurança do trabalho?
Estamos sempre atualizados com as Normas Regulamentadoras e suas modificações. Com isso, podemos orientar nossos clientes da melhor forma possível.

Como aliar a saúde ao trabalho e mostrar tanto aos empresários quanto aos trabalhadores a importância de ser manter saudável?
É importante que tanto o empresário quanto o funcionário saibam que a Medicina do Trabalho tem como objetivo maior a prevenção de acidentes e a manutenção da saúde do trabalhador.

Além dos exames admissionais, demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função, existem alguns documentos e relatórios que a empresa precisa ter para que esteja em dia com as exigências do Ministério do Trabalho. Entre eles, podemos citar o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Nestes documentos, são especificados, para cada empresa (de acordo com sua atividade e risco) e para cada função, quais os requisitos necessários para o melhor exercício daquele trabalho. Por exemplo, quais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) devem ser fornecidos para o melhor exercício daquela função. Também é muito importante ressaltar que a Medicina do Trabalho é uma grande aliada do empresário, quando ocorrem ações trabalhistas e perícias médicas.
O exame admissional deve ser feito sempre antes do funcionário começar a trabalhar e não pode ser feito com data retroativa. Assim, caso o funcionário sofra acidente de trabalho, ele e a empresa estarão cobertos pela legislação.

Por que resolveram optar por esse segmento?
É um segmento interessante da medicina, que oferece a oportunidade de trabalhar com empresas e empresários de diferentes ramos de atividade. É também um segmento que está em constante atualização e nos obriga a estar sempre estudando, melhorando.

Qual o motivo da escolha da região para abrir o negócio?
Quando nós iniciamos, éramos os únicos dessa região em crescimento a praticar este tipo de especialidade. Mesmo na Barra, pouquíssimas clínicas ofereciam essa especialidade. E, como moradores do Recreio, optamos por trabalhar perto de casa, melhorando nossa qualidade de vida.

Como funcionam as clínicas licenciadas e qual o propósito dessa nova empreitada?
As clínicas licenciadas funcionam exatamente da mesma forma que funcionamos, na nossa unidade licenciadora, oferecendo os mesmos tipos de serviços. Nosso objetivo, ao abrirmos estas unidades licenciadas (que funcionam como franquias), é expandir nosso negócio de forma responsável, com a mesma qualidade de atendimento que oferecemos. Cada unidade vai ter seu proprietário, não dependendo da nossa presença (o que seria impossível) para poder realizar esse trabalho. A unidade licenciada tem um baixo custo de montagem (basta uma sala comercial que funcione como consultório médico), baixo custo de manutenção e o proprietário não precisa ser médico. Ele pode contratar um Médico do Trabalho para ser o Coordenador da Medicina do Trabalho.
Para saber mais sobre a empresa, basta acessar o site: www.clinicavia9.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!