Matérias e Colunas

Minha empresa no divã

diva-interna cópia
Foto: drewleavy via VisualHunt / CC BY-NC-ND

A maneira como você sonha, planeja, empreende e negocia está ligada fundamentalmente à sua história de vida. O modo como fomos criados e nossas experiências infantis afetam diretamente a maneira como fazemos uso de nossas competências, lidamos com o dinheiro, com o sócio, com os desafios, etc. Por trás de muitas decisões que afetam o destino de sua empresa, se encontram forças inconscientes poderosíssimas… Algumas delas são as principais fontes de muitos de seus insucessos e fracassos.

Essa é uma das razões pelas quais – mesmo quando não queremos – insistimos em repetir comportamentos que acabam nos prejudicando tanto. O que ocorre, na realidade, é que estamos reencenando um padrão. Carregamos um repertório inconsciente que acaba tematizando a nossa vida e a vida de nossa empresa.

Conhecer o negócio, ter um bom capital de giro, buscar uma melhor qualificação profissional é fundamental, porém não é o bastante para que um negócio dê resultados. Para que uma empresa cresça e dê certo, é necessário também levar em conta a dimensão pessoal e psíquica de quem a compõe e de quem a lidera.

Lideramos nossas empresas sendo pessoas, pessoas com histórias, feridas, dores e recalcamentos. Não lideramos sendo administradores, corporativos ou institucionais. A empresa é uma entidade virtual: a pessoa jurídica só se realiza através da pessoa física. Sua empresa é você, ela carrega o seu nome, suas marcas e impressões, sua história e sua pré-história: ela revela e atualiza o seu passado.

Você mesmo pode estar sendo o seu maior concorrente e o seu maior rival. Você pode ser o grande responsável pela redução dos lucros e o maior obstáculo para que a sua empresa cresça e tenha melhores resultados.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!