Matérias e Colunas

Qual a importância dos cursos extracurriculares? Quais fazer?

Photo via Visualhunt.com
Photo via Visualhunt.com

Sabemos que a concorrência na disputa por uma vaga no mercado de trabalho é cada vez maior, e o profissional, sendo experiente ou um jovem em início de carreira, precisa estar preparado para essa disputa. Uma das formas é a participação em cursos e atividades extracurriculares.

Atualmente, há diversas opções de cursos oferecidos gratuitamente, ou com um custo acessível, e que podem ser feitos tanto presencialmente quanto em casa, como cursos online oferecidos por instituições renomadas. Como existe uma variedade de opções, é importante que se faça uma avaliação de quais habilidades técnicas se deseja adquirir em relação às oportunidades que almeja conquistar. Ter uma visão ampla de quais atividades que podem contribuir, não somente para a conquista de uma vaga, mas também para o seu plano de carreira, é essencial para o atingimento de suas metas profissionais.

Para jovens em início de carreira, investir em um idioma e se possível em um intercâmbio internacional para a realização de um curso, ou para trabalhar, é um indicativo de que a pessoa adquiriu habilidades técnicas e comportamentais muito valorizadas pelas empresas.

O trabalho voluntário é valorizado, sobretudo quando o profissional está em busca de sua primeira oportunidade de trabalho, pois desenvolverá competências essenciais como o dinamismo, o trabalho em equipe, a comunicação e o relacionamento interpessoal.

O currículo é o principal meio de contato entre o selecionador e o candidato. Portanto, ao elaborá-lo, seja objetivo e coloque as atividades e cursos extracurriculares que condizem com o perfil da vaga almejada. Segue abaixo um modelo simplificado para elaboração do currículo:

•    Dados pessoais: nome e endereço completo, data de nascimento, estado civil, telefone(s) e e-mail.
•    Objetivo: pode colocar o cargo de interesse. Caso não tenha, citar uma área de atuação, como administrativa, comercial, logística etc.
•    Formação acadêmica: grau de escolaridade do candidato, ano de conclusão e nome da instituição de ensino. É importante que comece pela formação mais recente. Se possuir graduação, informe também o ensino médio e assim por diante.
•    Principais qualificações: o candidato deverá colocar um breve histórico dos conhecimentos e habilidades, como por exemplo, o domínio de línguas, informática e outros cursos, demonstrando seu conhecimento e qualificação necessários para a vaga pretendida. Importante: não coloque habilidades genéricas, como, por exemplo, criatividade e proatividade. Destaque os conhecimentos técnicos e habilidades adquiridas.
•    Voluntariado e outras experiências: coloque as experiências em trabalhos esporádicos, empresa júnior, voluntariado e intercâmbios.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!