Matérias e Colunas

Como organizar os pensamentos na hora de falar em público

Photo via VisualHunt.com
Photo via VisualHunt.com

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, em 1977, ficou muito famosa no mundo inteiro pois os pesquisadores descobriram que o medo de falar em público era o segundo maior medo da humanidade, perdendo somente para o medo da morte. Se você analisar friamente esses dados, vai entender que muita gente que respondeu preferia morrer ao ter que falar em público! O que vamos discutir aqui é exatamente como não ceder a esse medo.

Costumo dizer que as pessoas têm medo de ir mal em uma apresentação e não somente se apresentar. Quando você entende como organizar as ideias, fica muito mais fácil de conseguir alcançar o objetivo desejado. Esse texto vai trazer dicas importantes e bem objetivas para você colocar em prática hoje mesmo e ficar mais seguro na hora de apresentar seus projetos, seja em uma reunião com poucos participantes ou para um grande público.

Inicialmente, é preciso planejar a apresentação e treiná-la. Lembre-se que essa é a hora de apresentar aquilo que você planejou e desenvolveu, logo, se não tiver planejado algo relevante e interessante, apresentará algo sem fundamento e sem interesse para o público. Para facilitar, vamos dividir a sua apresentação em três etapas. É muito mais fácil se encontrar quando você tem as etapas bem definidas do que quando tem uma apresentação com “etapa única”. Retomar o raciocínio fica muito mais fácil se você organizar a sua apresentação dividindo-a em início, meio e fim.

Na primeira fase, o início, você precisa mostrar para o público que você entende do assunto. Falar a sua formação, o tempo que pratica tal atividade ou quanto tempo está dedicado ao projeto são algumas possibilidades de ganhar a confiança do público. Logo depois, você precisa trazer pontos de interesse, demonstrando por que aquele tema tem relevância e deve ter a atenção do público. Importante: você não deve demorar muito nessa fase! A ideia é mostrar que você tem credibilidade e fazer com que a audiência entenda que o tema será de grande valia.

Após conquistar a confiança e a atenção, chega a hora de argumentar. Uma dica interessante é saber o poder dos seus argumentos. Se os argumentos forem todos fracos, traga-os juntos, para dar força na sua capacidade de argumentação e aumentar o peso deles. Se os argumentos forem fortes, diga um a um, destacando ponto a ponto com o objetivo de apresentar uma argumentação robusta e com muitos detalhes que confirmem a sua tese.

Na etapa final, lembre-se de dizer o que você deseja da pessoa que ouve você. Você pode desejar que ela compre algum produto, que vote em você ou acesse um site. Direcione o público e não se esqueça: assim como em um filme, é do final que eles vão se lembrar.

Tendo essas etapas em mente e organizando o pensamento nessas três “caixas”, você conseguirá saber exatamente em que parte da apresentação você está e, com isso, terá mais segurança e controle em seus discursos. Desejo muito sucesso e excelentes apresentações.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!