Matérias e Colunas

Novos empreendedores: é tempo de inovar!

tecnologia interna cópia
Photo via Visual hunt

Atualmente, existem 2 tipos de empreendedores:

– Os empreendedores por “oportunidade”
– Os empreendedores por “necessidade”

Em tempos de crise, é muito comum o aumento do surgimento do empreendedor por necessidade, que é aquele profissional que, após anos de dedicação a uma empresa, se vê desempregado, com o valor do FGTS nas mãos, e precisa se reinventar para conseguir honrar com as suas obrigações do dia a dia.

Esse empresário não foi e não está preparado para montar um negócio próprio e muito menos para inovar. Então ele busca montar atividades comuns que você encontra em todo canto. E quais são essas atividades?

– Bares;
– Lanchonetes;
– Restaurantes;
– Salões de beleza e estética;
– Pet shops;

Essas são as atividades preferidas desses empreendedores, que realmente acreditam ser atividades fáceis de gerir. Normalmente, esses novos empresários não conseguem sobreviver ao 2º ano de vida, pois não se capacitaram antes.

Então o que é inovar e qual a importância? Para inovar, precisamos sair da nossa área de conforto. O ser humano é programado para reconhecer padrões e repetir padrões. Um exemplo disso: uma pessoa utiliza o seu veículo para se deslocar ao trabalho todos os dias. Normalmente, no final de semana, quando ele está de folga, pega o carro e, se estiver distraído, a tendência é que siga o caminho do trabalho ao invés do caminho da praia, pois o cérebro já programou o trajeto diário.

Você já imaginou como é complexa a condução de um veículo manual, onde você precisa frear, acelerar, pisar na embreagem, trocar de marcha, segurar o volante e ainda tem tempo para escrever no What’sApp? Para inovar, precisamos saber observar, reconhecer e solucionar problemas, pois onde existem dilemas, existe espaço para inovação.

Você provavelmente conhece e usa o aplicativo WAZE, que ajuda o motorista a chegar mais rápido no seu destino, através do compartilhamento de informações de usuários que já estão no mesmo trajeto, porém à sua frente. Inovar também é criar novas demandas!

Quando a Apple criou o novo conceito de telefone, o público nunca imaginaria que se tornaria tão dependente de Smartphones e seus maravilhosos aplicativos. Então para inovar não precisamos pensar só em resolver problemas, mas também em criar novas demandas para soluções que facilitem o nosso cotidiano.

Um livro sobre inovação que indico para leitura é a “Estratégia do oceano azul”, que foi o conjunto de técnicas que o “Cirque du Soleil” aplicou, para se transformar de um circo tradicional em um novo conceito de circo, que é um show de ópera, um teatro, um cinema e um circo também, tornando assim o conceito de concorrência irrelevante, pois só ele trabalha daquela nova forma.

Outro caso de sucesso em inovação é a Starbucks, que reescreveu a cartilha sobre como devem ser as novas cafeterias. Num ambiente agradável que muitos utilizam como escritório, além de um bom café, passaram a oferecer um local confortável com mobiliário de primeira, internet, climatização, drinks incríveis com café e outras guloseimas.

Para terminar e não ser muito extenso, vou deixar 3 livros que você não pode deixar de ler, caso queira ser um grande empresário. Além da Estratégia do oceano azul, indico também Design Thinking e Canvas – Business model Generation. São livros fundamentais para quem quer aprender a empreender.

Na Vinst |Centro de negócios, todos os meses, fazemos um curso chamado “Gestão para pequenos negócios”, onde abordamos a metodologia desses 3 livros e o tema principal sempre será a inovação. Caso tenha interesse em participar, envie-nos um e-mail para eduardo@vinst.rio e te enviarei mais informações.
Fico por aqui e espero que tenham gostado da leitura. Caso prefiram, envie-nos sugestões para os próximos temas e até breve!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!