Matérias e Colunas

Pensamentos para empreender certo

Photo via VisualHunt
Foto: VisualHunt

Quando se pensa em empreender, logo vem à mente milhares de ideias inovadoras e a vontade de montar um negócio, o que, na cabeça de todo empreendedor, será a solução para os problemas do mundo. Isso é louvável, pois corporações foram criadas a partir de ideias, reuniões e até mesmo simples encontros com amigos para compartilhar um projeto.

Steve Jobs e Bill Gates fundaram suas respectivas empresas a partir de ideias que ganharam o mundo. Jobs realizava experiências na garagem de casa. Já Gates desenvolveu, junto com Paul Allen, um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de veículos, em um chip Intel 8008, aos 17 anos de idade. Com esse produto, Gates e Allen criaram uma empresa, a Traf-o-Data, porém os clientes desistiram do negócio quando descobriram a idade dos donos.

Imagino que você esteja pensando se existe uma fórmula pronta para empreender com sucesso, como a exemplo de Steve Jobs e Bill Gates. Digo por experiência própria que não, mas afirmo que na minha trajetória de empreendedor aprendi a ter pensamentos que me levaram a ser bem sucedido na minha empresa. Se você quer empreender qualquer tipo de negócio, deve ser destemido e buscar sempre por pensamentos que vão lhe direcionar para um propósito de vida. A partir daí, digo aos empreendedores que chegam até minha empresa, buscando por todo tipo de informação, que reflitam sobre as 13 dicas para empreender com sabedoria. São elas:

1) Na escolha de um negócio para ganhar dinheiro, pense primeiro no que gostaria de fazer de graça, somente pelo prazer de fazer. Se não conseguir pensar em nada, reveja suas preferências;

2) Se você está em dúvida sobre qual direção tomar, não hesite! Opte pela que melhor se apresenta no atual momento;

3) Tente não remoer atitudes erradas que foram tomadas, pois o erro é o comecinho do acerto;

4) A experiência lhe ensina várias coisas. As que valem a pena e as que não valem.

5) A genialidade só pode ser medida pelo que é capaz de transformar em benefício para os outros;

6) Um projeto para estar pronto precisa ser testado. Portanto, pare de tentar tirar uma nota 10 em um projeto que está no papel;

7) Uma derrota machuca. Uma vitória entusiasma. Mas só tendo as duas, uma pessoa se faz um vencedor de verdade;

8) Tenha atitude. Se você ficar pensando muito no que vai fazer com determinada situação, vai acabar deixando que a situação se defina sem você. E você é muito bom e sabe de todo o entorno.

9) Se for apostar em alguém, aposte em você. Ninguém lhe conhece melhor e o conhecimento é a chave do sucesso.

10) O seu produto só é bom quando lhe dá o bastante pelo seu esforço e algumas vezes mais para quem o consome.

11) Não grite, pois os argumentos falam muito mais alto;

12) Para todas as situações, tenha paciência, atitude e fé;

13) Ser líder é convencer e ser convencido, não deixando as partes com ressentimento e dúvidas. Só com sorriso e rumo.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!