Matérias e Colunas

A importância da relação entre pais e filhos para a escolha da carreira

Photo via VisualHunt.com
Foto: VisualHunt.com

Filhos precisam de amor, atenção, respeito, limite e presença dos pais em suas vidas. Nada como se sentir num porto seguro quando estamos ao lado dos nossos pais, ou, mesmo que distantes fisicamente, sabemos que eles estão por perto para nos estender a mão e entender as nossas necessidades, desejos e principalmente nossos sonhos.

Lembrando que quantidade de tempo é diferente de qualidade. Podemos passar poucas horas do dia ao lado dos nossos filhos, mas a qualidade deste momento deve ser de extrema valia, rica em cumplicidade, conteúdo, troca, aconchego e acolhimento. Ter os pais presentes para dialogar, ter a oportunidade de expressar seus sonhos, medos e frustrações é uma excelente forma de se autoconhecer e conseguir trilhar com mais facilidade a sua escolha profissional, num momento onde se tem muitas dúvidas e incertezas em relação à vida adulta.

Estamos delegando para as escolas tarefas que são de responsabilidade dos pais. Elas fazem um belíssimo trabalho e podem auxiliar os nossos filhos na tomada de decisão para sua vida profissional, mas jamais podemos esquecer que esta missão é dos pais e responsáveis por este jovem.

Também temos que ter muito cuidado para não projetar para a vida dos nossos filhos aquela profissão que deixamos no passado e até hoje temos o sonho de viver, aquela empresa que construímos e acreditamos que nossos filhos serão os sucessores. Faz sentido para você que estes são os seus sonhos e talvez não sejam os sonhos dos seus filhos? Não há nada de errado nisso se fizer sentido para o seu filho, mas pode ser que ele tenha sonhos completamente diferentes dos seus e pode vir a tomar a decisão de realizar os seus sonhos para que você não se frustre. A questão é que, se ele toma a decisão de não te frustrar, certamente ele estará se frustrando porque abriu mão de seus próprios sonhos. E será um profissional infeliz para sempre! Faz sentido para você?

Ajudá-lo no processo de autoconhecimento e saber o que trará felicidade genuína, aquilo que ele terá prazer de realizar todos os dias sem se importar com a quantidade de horas que está trabalhando, se é sábado, domingo ou feriado e ainda ficar na dúvida se está trabalhando ou se divertindo porque para ele esta profissão é muito prazerosa apesar de todas as preocupações e problemas que esta escolha profissional possa apresentar, é gratificante demais.

Se você é um pai, uma mãe, presente na vida do seu filho e mesmo assim tem dificuldade em ajudá-lo na sua busca e realização como profissional, procure a ajuda de um Coach de carreira, que é um profissional capacitado a utilizar ferramentas adequadas para que seu filho possa se encontrar e se conhecer, descobrindo, assim, a profissão que trará a tão sonhada felicidade. Eu convido você a pensar nisso!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!