Matérias e Colunas

Os variados usos do chocolate

Foto: divulgação
Foto: divulgação

 

Em determinadas épocas, recebemos em nossa casa familiares e amigos para comemorações especiais, como a páscoa, por exemplo. Além de ter a casa cheia e um almoço especial, nesse dia sabemos que o foco é o chocolate, e o momento mais esperado é o da sobremesa.

Existem inúmeras receitas de doces, desde os mais simples como bolos e pavês, até os mais elaborados, como tortas e clássicos da confeitaria. Todos tendo o seu valor e suas particularidades que nos deixam com vontade de comê-los o dia inteiro. Para isso, é preciso equilíbrio na hora de escolher e pesar os sabores, para que não acabe ficando enjoativo. O exagero no uso do chocolate ao leite combinado com sabores que também são muito doces acabam não nos fazendo repetir ou ter aquela famosa vontade de comer mais.

Já são de conhecimento geral os benefícios para saúde do chocolate amargo, agora como tendência na gastronomia em 2017, só nos dá motivos para incluí-lo mais ainda na nossa alimentação. A universidade americana de Syracuse realizou uma pesquisa que concluiu ainda mais: melhora a capacidade de raciocínio, a memória e o foco.

Podemos expandir ainda mais o uso do chocolate amargo para paladares mais radicais, incluindo-o nos pratos salgados. Original do México, a ideia de fundir o chocolate aos pratos principais surgiu com o mole poblano, um molho que leva uma grande quantidade de ingredientes a base de caldo de carne com um toque de chocolate. Além de molhos para carnes e aves, como os franceses já utilizam há séculos.

Para uma sobremesa que combina perfeitamente o chocolate ao leite com o chocolate meio amargo, além de fácil e superpopular, é claro, está o brownie. Com uma crosta crocante por cima e o interior cremoso, é fácil de surpreender qualquer um. Podendo ser sevido sozinho ou com algum tipo de calda, como uma calda de caramelo, doce de leite ou uma bola de sorvete.

 

Brownie de Chocolate

Ingredientes:

150g de Farinha de trigo
200g de Açúcar
150g de Manteiga
200g de Chocolate picado (sendo 100g de meio amargo e 100g ao leite)
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de café de bicarbonato
3 ovos

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 200 graus. Em banho maria, derreter o chocolate picado com a manteiga até virar um creme. Quando estiver derretido, acrescentar a essência de baunilha.
Em uma batedeira, bater os ovos com açúcar até virar um creme fofo. Juntar o creme de chocolate com os ovos na batedeira, após estar homogêneo acrescentar a farinha, o chocolate em pó e o bicarbonato. Bater bem até a massa ficar lisa.

Untar a assadeira com papel manteiga (é importante não untar com farinha pois gruda na forma) e levar ao forno por aproximadamente vinte e cinco minutos. Deixar descansar alguns minutos antes de desenformar.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!