Matérias e Colunas

Dicas de como utilizar o FGTS inativo

Photo via VisualHunt
Photo via VisualHunt

 

Recentemente, abriu-se a oportunidade de sacar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que eram mantidos nas chamadas contas inativas. Estamos falando de algo como R$ 6,9 bilhões de reais que serão disponibilizados aos seus donos.

Podem retirar o dinheiro do FGTS os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

Algumas pessoas receberam ou receberão pequenas montas e, outras, valores bem expressivos. A questão mais relevante agora é o que fazer com o dinheiro que está disponível. Vamos, então, a algumas ideias:

 

Quitação de dívidas – Faça um levantamento completo de todas as dívidas, incluindo também aquelas contraídas com amigos e familiares. Estabeleça uma ordem de prioridade para a quitação, partindo das dívidas mais “caras” até as mais “baratas”. Quando me refiro a dívidas “caras”, estou falando sobre aquelas que têm juros mais altos, como cartões de crédito e cheque especial. Mas, atenção, antes mesmo de quitar uma dívida, exerça seu direito legítimo de negociar uma boa redução de juros e multas que, eventualmente, foram acumulados durante o período em que ficou inadimplente.

 

Reserva de emergência – Ninguém está livre de uma adversidade. Por conta disso, é recomendado ter o equivalente a entre três e seis salários investidos, para caso haja a perca do emprego ou algum outro imprevisto aconteça. Se não quiser falar em salários, como unidade de medida para quantificar a reserva, calcule a totalidade de gastos mensais. Esta soma também pode ser uma referência. Daí, reserve de três a seis vezes este montante.

 

Investimentos – Já quitou as dívidas e ainda guardou algo para eventuais emergências, então agora pode guardar para realizar um sonho ou simplesmente acumular recursos para serem utilizados no futuro. Há uma infinidade de opções de investimentos. Deve-se, entretanto, atentar para a questão do risco que vem junto com a aplicação: alguns oferecem ganhos altos, mas também com riscos bem altos. Cada investidor tem um perfil e para cada um há uma ou mais modalidades de aplicações recomendadas. É possível investir desde pequenas quantias até grandes somas. A dica aqui é pesquisar qual o perfil do investidor e quais os investimentos mais adequados a ele.

 

Previdência privada – Esta modalidade de investimento garante a renda do beneficiário para o período da aposentadoria e é uma saída diante crise da Previdência Social. Por que não pensar agora em garantir ou, ao menos, tornar mais suave o futuro?

 

Aquisição de imóvel – Quem sabe não é a hora de comprar a casa própria ou, pelo menos, dar o sinal para esta aquisição? Dependendo do montante que vai receber e das condições financeiras em que se encontra, pode valer a pena comprar um imóvel, para moradia ou mesmo para investimento. O preço dos imóveis baixou bastante nos últimos 3 anos, impactado pela situação econômica do país. É um bom momento para compradores! Consultar um especialista no mercado imobiliário, capacitado e de confiança, pode ser o primeiro passo para a felicidade!

 

Investir no próprio negócio – Uma outra possibilidade que alguns vão gostar é a de abrir o próprio negócio e ser o patrão. Algumas pessoas possuem características e competências de empreendedores que as capacitam a abrir a própria empresa. Se for um desejo concreto, recomendo que avalie as diversas opções que há de empresas, que vão desde franquias já estabelecidas até a criação de um negócio completamente novo. Cada um tem um perfil e um sonho. Um bom consultor financeiro pode dar todo o suporte na estruturação de um plano de negócios efetivo que ajudará a dar forma e estrutura às ideias.

 

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!