Matérias e Colunas

Categoria:

Inovação é o segredo da sobrevivência do negócio

inovar - coluna andre luiz - interno

Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada dez empresas no Brasil, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. E mais de 157 mil (22,7%) fecharam as portas após o primeiro ano de funcionamento. O consultor de gestão da inovação André Luiz Dametto faz parte de um grupo privilegiado de empresários brasileiros, de acordo com a pesquisa do IBGE. Neste ano, ele completou 13 anos à frente da ALD Consultoria, empresa especializada em gestão de carreiras que visa ajudar profissionais e organizações a transformar conhecimentos em resultados.

Dametto destaca que empreendedores precisam conhecer bem o próprio negócio e o mercado em que atuam para garantir mais anos de portas abertas. “Quem não investir em autoconhecimento não vai ter competitividade. É importante fazer pesquisa de mercado e entender as necessidades do cliente, essa inteligência é fundamental para quem quer empreender”, diz ele, que também é professor da pós-graduação de gestão de marketing da UFRJ.

O consultor acrescenta que as empresas também precisam aprender a manter o foco no cliente. “Hoje, a concorrência é grande e às vezes ela vem do outro lado do planeta. Os empresários precisam investir em engajar os atuais clientes e dialogar com o mercado. Tem empresário que busca captar clientes novos, mas se esquece de engajar quem já está com ele”, avalia.

Desde 2013, o quadro de pleno emprego e expansão dos negócios vem mudando, e assim os profissionais estão precisando realinhar suas carreiras e estratégias, seja buscando maior produtividade no dia a dia, ou novas oportunidades. Visando inovar na forma como oferece o serviço, Dametto tem utilizado ferramentas criativas para revelar as vocações de seus clientes. Além dos tradicionais testes de mapeamento de talentos, o consultor utiliza a astrologia vocacional nos projetos. Segundo ele, ferramentas muito lógicas e cartesianas tornam a consultoria apenas um processo burocrático, e não ajudam realmente as pessoas a assumirem quem realmente são.

“A astrologia não se reduz ao horóscopo que lemos nos jornais e revistas, como muitos pensam. Quem já teve a oportunidade de estudar com mais profundidade sabe da riqueza que ela oferece a partir dos símbolos de cada planeta, casa astrológica e signo zodiacal. Lendo a carta natal (mandala que representa a disposição dos astros no céu no instante do nosso nascimento), é possível identificar vocações, propósitos, potenciais, riscos e curas que farão total diferença no planejamento de carreira de cada pessoa. A sociedade atual, cada vez mais voltada para telas digitais, nos distancia do maior portal de busca que existe: a nossa própria intuição. E é isso que eu busco desenvolver nos clientes, a reconexão com a sua essência. A cada questão na consultoria, eu pergunto para eles: e agora, o seu peito está quente? Se sim, bom sinal!”, explica Dametto.

Entre os resultados obtidos com a consultoria, Dametto destaca a recolocação de seus clientes em oportunidades mais harmonizadas com os seus objetivos, além do crescimento profissional de muitos, que já chegaram a presidentes de empresa e donos de seus próprios negócios. Ganham também as empresas, com profissionais mais engajados, produtivos, e mais potentes para aumentar os lucros nos negócios.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!