Matérias e Colunas

Acolhimento na pré-escola: como lidar com o fim das férias?

volta as aulas - interno
Algumas creches e pré-escolas aderem ao recesso de duas semanas em julho, tempo para recarregar as baterias e organizar os espaços – fazendo concertos, pinturas, reparos, etc. Depois dessa parada, as crianças retornarão no início de agosto para as atividades. E sempre surge a dúvida por parte dos responsáveis: será que teremos que passar por todos aqueles dias de acolhimento, ficando um período pequeno na creche e indo gradativamente, ampliando o tempo de permanência, como foi no início do ano?

Se, no começo do período letivo, foi respeitado o ritmo e o tempo de cada criança, para que aos poucos fossem se sentindo parte desse grupo, estabelecendo vínculo afetivo com os adultos e as outras crianças ao redor, acredito que esse retorno será mais tranquilo do que os responsáveis imaginam.

Ao retornarem no início de agosto, as crianças resgatam lembranças boas do convívio que tiveram nesse grupo, seja com adultos ou com as outras crianças, e as vivências prazerosas que compartilharam neste espaço. Neste momento, as crianças já internalizaram também que os adultos as deixam ali por um período de tempo e depois voltam para buscá-las.

Vale lembrar que cada criança vivencia esse processo à sua maneira e reage de forma diferente aos estímulos apresentados. A dica é ficarem atentos, e, se for o caso, oferecerem um horário reduzido para aqueles que apresentarem resistência a esse retorno da rotina na creche. Seria bom, nesse período, os responsáveis disponibilizarem um tempo, caso a creche/pré-escola solicite a presença deles.

Outra dica importante e fundamental é a parceria dos responsáveis com a equipe da unidade. As famílias precisam confiar nesses profissionais e se sentirem à vontade para fazer questionamentos e sanar suas dúvidas. A creche/pré-escola deve ser transparente e coerente em suas atitudes, acolhendo essas famílias e suas dificuldades.
Bom retorno a todos!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!