Matérias e Colunas

Casamento x Negócios: como um casal pode ser sócio na empresa sem misturar vida profissional e pessoal

casamento e negocio - interno

Eu e meu marido trabalhamos diversas vezes juntos nos últimos 12 anos. Somos casados há 10 anos e há 3 anos dividimos a vida pessoal com a gestão de nosso negócio como consultores empresariais.

Não atendemos necessariamente casais, mas, vendo que nosso relacionamento vem dando certo, que a gente tem um bom jogo entre sócios, muitas pessoas nos perguntam como conseguimos fazer funcionar.

 

“Como vocês conseguem? Ai meu deus, nem imagino passar o dia todo com meu marido”

Sempre achamos a indagação engraçada, pois, para nós, sempre foi natural. Mas, com o tempo, percebemos que nossa conquista é um dos maiores desafios vividos por casais que também são sócios em seus negócios.

 

“Vocês passam todo tempo juntos?

Em 1º lugar, nós não passamos o dia todo juntos. E você também não precisa, não é uma necessidade da sua sociedade. Conhecemos casais que têm dois, três negócios e não necessariamente passam o dia no mesmo local.

Da mesma forma, se você tem apenas um negócio, tem atividades que podem ser feitas remotamente. Outras externas… Trabalhar com seu marido não significa que você vai passar o dia todo grudada com ele ou ele grudado em você. Não que isso seja um problema (risos).

 

“Meu maior medo é que os problemas da empresa invadam nossa casa todo dia!”

Outra coisa superimportante, e sobre a qual existem muitas dúvidas, é sobre levar os problemas da empresa para relação e como lidar com isso.

O principal para que um casal tenha sucesso nos negócios em sociedade é saber fazer a separação dos papeis. Não só o papel dentro da empresa, no sentido de função. Mas também o papel homem e mulher. Separe seu papel marido e mulher dos seus papéis como sócios.

Vamos a duas estratégias que utilizamos e que são as chaves do sucesso da nossa relação:


Papeis bem definidos e RESPEITO

Você precisa definir muito bem o papel de cada um na sociedade. O que cada um faz. No casamento, isso não é tão definido assim. Não fica escrito o escopo em lugar nenhum.

Mas na sociedade comercial é pré-requisito. Vocês já brincaram de 5 cortes jogando vôlei? Quando há uma bola dividida e não está claro quem deve rebater, ocorre o “deixa que eu deixo” e a bola cai direto no chão! Bola dividida. Não pode haver “bola caindo no chão” porque ninguém fez. Da mesma forma, não pode haver cabeçada quando os dois vão na mesma. Defina bem as tarefas de cada um.

Como em uma grande empresa, tem a distinção do gerente administrativo e o que ele faz, o financeiro… etc. Não é?

Na sua empresa, dependendo do tamanho do seu negócio, talvez não existam os cargos, mas os papeis e funções existem. E, mesmo que vocês dois saibam fazer a mesma coisa, é preciso definir bem os papeis e quem tem a decisão final sobre cada tema.


SAIBA DESCONECTAR A CHAVE CNPJ DA TOMADA

É sobre separar o casal. Porque os problemas vão pra casa. Iriam de qualquer forma. A diferença é que você teria um parceiro para te ajudar a desconectar, pois seu cônjuge seria alguém de fora do seu dia a dia empresarial. O que não ocorre realmente em sociedade de casais.

O segredo é que precisa haver uma forma para vocês dois desconectarem do “papel de sócios”. Algo que ajuda a deixar de lado a rotina empresarial e deixe que vocês vivam os momentos em família que são vitais para sua relação e também para oxigenar sua cabeça, ajudando a ter uma mente mais esclarecida nos negócios.

Cada casal pode escolher uma “chave de desconexão” que seja mais adequada ao estilo dos dois. Pode ser uma corrida, tomar uma taça de vinho, ouvir música, praticar atividades físicas…. Eu e meu marido gostamos mais de relaxar neste momento. Adoramos assistir seriados juntos ou filmes com as crianças. Qual a sua chave para puxar da tomada o CNPJ ?

Lembre-se, pessoas felizes têm negócios muito mais lucrativos. Sejam um casal de sucesso.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!