Matérias e Colunas

QUAL É A HORA CERTA PARA MUDAR DE EMPREGO OU CARREIRA?

cícero - interno

Diariamente, em função da minha atuação como coach especialista em transição de carreira e também da minha longa experiência liderando a área de Recursos Humanos em diferentes empresas, eu respondo a esta pergunta.

Na minha percepção, as respostas mais esperadas pelas pessoas são: “Quando você não se sentir mais feliz com o que faz!” ou ainda “Quando receber uma proposta salarial melhor!”. Uma destas frases é o que a grande maioria gostaria de ouvir, mas eu não acredito que estes sejam os melhores momentos.

Uma proposta financeira melhor ou mesmo um momento ruim dentro da organização em que se trabalha não devem ser, necessariamente, o motivo ideal para uma troca de emprego ou carreira. Eles são pontuais! Qualquer atitude que se venha a tomar, pensando única e exclusivamente neles, pode ser uma decisão errada, precipitada e limitada.

O momento ideal para que se faça um movimento profissional deveria estar alinhado a um planejamento que considere o médio e longo prazos, levando em conta todas as oportunidades e os riscos que os cercam e seus benefícios ou perdas. As decisões de hoje trazem consequências para o futuro e é por isso que, quanto mais clareza sobre todos os pontos envolvidos, mais certeza se terá do movimento a ser gerado.

A avaliação profunda do estado atual da pessoa, dos seus desejos e sonhos, o entendimento de seu propósito de vida, o estudo de viabilidade dos possíveis caminhos a serem seguidos, sejam dentro da mesma profissão ou mesmo em outra, combinadas com um passo a passo estruturado e detalhado, são a chave para o sucesso. Quanto mais se investigar as motivações que estão por trás da vontade de mudar, combinando-as com a clareza da jornada a ser trilhada, mais possível será a identificação do momento certo para uma transição.

Ou seja, a hora certa para uma mudança de emprego ou carreira é diferente para cada um. A hora certa é aquela que estiver pontuada e bem detalhada em um planejamento personalizado e estruturado, que pode ser um plano de carreira ou mesmo um planejamento estratégico de mudança.

Se há um pequeno incômodo em relação à vida profissional que se leva, é hora de iniciar uma investigação. Se há algum questionamento sobre o emprego ou carreira que se tem, é hora de iniciar uma investigação. Se há um desejo de fazer diferente, é hora de iniciar uma investigação. A investigação do incômodo presente, conduzida por um profissional experiente, levará ao planejamento, plano de ação e identificação do momento certo de mudar.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!