Matérias e Colunas

Categoria:

A quais detalhes devo ficar atento ao abrir minha empresa?

washington - interno

Empreender é nada mais que observar uma necessidade e transformar em oportunidade. Talvez você seja um profissional que tenha seu trabalho ou emprego e guarda dentro de si um talento e tem o sonho de colocar em prática este dom. Ou quem sabe você não tenha nada disso e mesmo assim tenha o desejo de empreender. Para isso, a necessidade do público tem de ser vista em primeiro lugar e é preciso analisar a inserção (real demanda) do negócio em seu bairro, município, estado ou país.

Para abrir uma empresa, é preciso percorrer alguns passos. Como, por exemplo:

Ø  Estar legalizado em todos os órgãos públicos;

Ø  Saber todos os custos e despesas iniciais e porvir.


Além disto, onde será seu empreendimento?

Muitos não sabem, mas, dependendo do negócio a ser criado, é possível até estabelecê-lo em casa para conseguir atuar, prestando serviços ou vendendo, sem a necessidade de somar custo com aluguel ou deslocamento.

Torna-se necessário, neste instante, procurar um contador para esclarecer todas as dúvidas e ali criar seu plano de negócio.

E por que procurar um contador? Porque ele é o profissional que possui a “expertise” de ser amigo de sua meta e o coloca a par das tributações e outros conceitos cruciais para o prosseguimento de seu sonho.

De antemão, você precisa responder primeiro a algumas perguntas:

o   Em qual ramo deseja atuar?

o   Qual será a razão social/nome fantasia de sua empresa?

o   Suas vendas e/ou prestação de serviços serão presenciais ou não?

o   Quais os recursos irão compor o seu capital social?

o   Você terá sócio(s)?

o   Caso o(s) tenha, quem será(ão) os administradores? E como será a divisão do capital social? No falecimento de um dos sócios, como será estabelecida a situação da empresa?

Dependendo da perspectiva de receita e do valor do capital social da empresa, outro passo deve ser delimitado, o regime jurídico tributário no qual a mesma se enquadra:

o   MEI

o   Simples Nacional

o   Lucro Presumido

o   Lucro Real

MEI – Enquadramento com menor taxação e com maior limitação de faturamento.

Simples Nacional – é a reunião de praticamente todos os impostos reunidos em uma única guia, como é visto no caso do IVA (Imposto de valor agregado), modelo parecido com o europeu;

Lucro Presumido – sobre a receita que almeja apurar é retirado um percentual que varia de 8%, 16% ou até 32%, que a partir dali começa a contar para se fazer o cálculo de seus impostos;

Lucro real – após apuradas todas as receitas, custos e despesas, caso seja de lucro e não de prejuízo, calcula-se IR(Imposto de Renda) e CSLL(contribuição social sobre o lucro);

Essas e outras perguntas são a composição pra conseguir iniciar seu negócio e prosperar com estabilidade e competência, procure um contador experiente e lembre-se: o seu sucesso também será o sucesso deste profissional.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!