Matérias e Colunas

Dicas de como aumentar as vendas através do design de interiores

michele interno
Foto: divulgação – Michele Rodrigues

Você sabia que o design de interiores pode ser uma ferramenta estratégica valiosíssima para sua empresa?

Cada vez mais, se torna necessário que as empresas invistam em novas formas de se diferenciarem no mercado, utilizando estratégias para atrair e fidelizar seus clientes. Uma dessas ferramentas é o design de interiores!  Em um projeto comercial – seja qual for o modelo de negócio – além das técnicas de design (como escolha de materiais, revestimentos, mobiliário, iluminação, etc.) também devem ser inseridas técnicas de gestão e marketing. Veja a seguir o que costumo analisar de forma estratégica em um projeto de interiores:

  • Identificação dos objetivos dos sócios / empresa: É necessário entender quais são os objetivos a serem alcançados antes de começar uma obra ou reforma. O design de interiores será desenvolvido levando em consideração a missão, visão e valores da empresa, além de seus objetivos e planejamento.
  • Definição do público-alvo: É preciso conhecer detalhadamente quem são as pessoas que sua empresa atende ou quer atender. Identificar sexo, idade, renda, onde mora, profissão, estilo de vida, como o público interage com o seu produto ou serviço, e, principalmente, seus comportamentos de consumo. Dessa forma, o design de interiores será desenvolvido para atrair esse público e atender às suas necessidades.
  • Utilização de técnicas de marketing para obter a preferência dos consumidores: A imagem da empresa será reforçada através da identidade visual em todo o ambiente, utilizando técnicas de branding e visual merchandising.
  • Estudo de layout: O ponto de venda é o local onde a empresa/marca entra em contato com seu consumidor. O ambiente deve ser projetado para ser organizado, sem poluição visual, com boa circulação, com setorização dos espaços e boa distribuição de móveis e equipamentos.
  • Estimular os cinco sentidos através do design: O uso de estímulos sensoriais como forma de despertar a atenção do consumidor é uma ótima estratégia, como a iluminação, a utilização correta das cores, a música ambiente correta, aromatização do ambiente.

Todas essas técnicas (entre muitas outras) devem ser utilizadas com muita criatividade para fazer com que sua empresa se destaque e encante os clientes. Com certeza, esse será um investimento com retorno garantido, se for planejado corretamente e por profissionais qualificados. Não se esqueça:  se quiser resultados diferentes, faça coisas diferentes. Boas vendas e bons negócios!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!