Matérias e Colunas

Vazamentos: como identificar e evitar o desperdício de água

fernando interno

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, ressalto a importância de identificar vazamentos nos condomínios. Veja algumas dicas:

– Mancha persistente e que vai aumentando é sinal de que há vazamento na tubulação de água potável. Feche os registros mais próximos e avalie se a mancha para de crescer. Se sim, é provável que o vazamento seja de responsabilidade do morador.

– Mancha intermitente e bem delimitada indica vazamento de tubulação de esgoto ou de águas pluviais. O condomínio pode analisar outras unidades na mesma coluna para determinar se é um problema sistêmico ou se é pontual.

– Se a mancha aumenta em dias de chuva é provável que seja oriunda da tubulação de águas pluviais. Analise outros apartamentos na mesma coluna para determinar se é problema sistêmico ou pontual.

 

– Se a mancha aparece na parede perto de janela e longe das tubulações, pode indicar problemas de fachada. Este tipo de ocorrência é tipicamente do condomínio, mas, se for causada por uma obra não autorizada pelo prédio, o ônus pode recair sobre o morador.

 

– Se a mancha aparece no teto e for o último andar, pode ser problema de telhado ou calha. Relate o problema o quanto antes, pois são obras caras que podem demorar a serem aprovadas.

 

Dúvidas? Escreva para fernando.santos@santosprojetos.com. Abraços e sucesso sempre!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!