Matérias e Colunas

De vilão a aliado: celular em sala de aula

escolar interno

O uso do celular durante as aulas nem sempre é algo ruim. Pelo contrário, pode trazer grandes benefícios na aprendizagem e, ainda, gerar mais interesse no aluno. Lançado há três anos, o Aplicativo Escolar tem criado uma mudança na forma de ensinar.

Desenvolvido pelo professor Marcos Lacerda, o Aplicativo tem desconstruído a premissa de que o smartphone é o vilão no ambiente escolar. Muitos afirmam que ele pode desviar a atenção dos alunos durante as aulas, mas, pensando em mudar essa ideia, Lacerda desenvolveu um aplicativo que promove a integração nas atividades escolares. “O aplicativo é uma plataforma para informatizar as escolas”, completa ele.

Trazendo benefícios para pais, alunos e até para a instituição, o aplicativo faz a ligação entre eles, segundo o representante da marca, Sergio Chaves. “Ele ajuda a todos que o utilizam. Os pais podem acompanhar a presença dos filhos em sala de aula, em cada tempo. Os alunos podem baixar materiais didáticos e fazer provas. Já nas instituições, uma grande economia é gerada porque o custo com impressões, por exemplo, diminui, visto que eles podem ser disponibilizados na plataforma do aplicativo, como avisos”, explica Chaves.

Não só no Brasil estão adotando o uso do aplicativo, países como Portugal e Angola também fazem uso, de acordo com Marcos. “O mais interessante é que igrejas também estão usando, pois muitas promovem cursos. Mas o aplicativo atende desde creches a universidades. Todo segmento da educação está utilizando, tanto que temos mais de 100 instituições cadastradas, entre públicas e privadas”, afirma.

Com agenda aprimorada e aplicativo personalizado, o desenvolvedor destaca alguns pontos positivos:


Para o aluno

“Consultar notas, chamadas, datas de provas, agenda com avisos, baixar material, chats com instituição, responsáveis e até entre eles. Ainda é possível fazer exames e tarefas.”


Para responsáveis

“Monitoramento do aluno, tanto dentro como fora de sala de aula, através do GPS, acesso a avisos, agendas e conversas direto com a instituição de ensino e professores.”


Para a instituição e professores

“Economia, pois não se faz mais necessário o uso de bilhetes, planilha financeira, chat direto com os pais e equipe, lançamento de notas, controle de presença, criação de material e exames.”

 

Marcos esclarece que o sistema GPS acoplado ao aplicativo é muito útil para os pais: “o aluno, querendo ou não, é monitorado diretamente pelos pais. Imagine que o filho não chegou em casa no horário combinado, o normal é ficar preocupado. Com o monitoramento, é possível saber sua localização, mesmo fora da escola”, ressalta Lacerda.

Renata Pacheco, diretora do Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto, que faz trabalho pedagógico com o aplicativo, revela uma melhora significativa de desempenho dos alunos depois do Aplicativo Escolar, além de outros benefícios. “Ele nos proporcionou grandes novidades na escola, porque otimizou nosso setor administrativo com lançamento de notas, datas, até controle de merendas e cardápio. Ele também linka a presença dos alunos aos pais, que conseguem ter o controle deles na escola. Economizamos muitas folhas, principalmente porque fazemos exames online”, conta a diretora, que completa: “O celular sempre foi um problema em todas as escolas, mas nós usamos um recurso, que é o aplicativo, para fazer do celular um aliado. Percebemos que todos os professores que o utilizaram para fazer o dever de casa tiveram 100% de retorno dos alunos. Isso era muito difícil”, ela finaliza.

O aplicativo está disponível na plataforma IOS, Windows Phone e Android, mas também na versão web. Para saber mais acesse www.aplicativoescolar.com

 

 

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!