Matérias e Colunas

Uma vida mais saudável sem o cigarro

Matéria fumo interna 2

matéria fumo 2
Foto: Pixabay

 

Dia 29 de agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Combate ao Fumo e por isso preparamos uma matéria especial para você, que está tentando ou pretende para de fumar.  Todo mundo conhece algum fumante que jura de pé junto que fuma por prazer e não por vício. Eles repetem tanto esta frase, que acabam acreditando em sua própria mentira, quando na verdade, sabem que a nicotina e outros componentes presentes no cigarro podem causar dependência química e psíquica.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 28 mil novos casos de tumores pulmonares são conhecidos por ano no Brasil e 90% das vezes, a causa é o tabagismo. Além disso, o mau hábito aumenta as chances de desenvolver ao menos outros 13 tipos de câncer: de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia.

Apesar desses dados serem bastante conhecidos o país ainda registra um elevado número de casos de tumores malignos entre a população fumante. Entretanto, para a oncologista Mariana Laloni, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, esse número poderia ser maior se algumas atitudes não tivessem sido tomadas: “A proibição da propaganda e a restrição ao cigarro do consumo em áreas fechadas e publicas teve um impacto muito positivo na redução do tabagismo e consequentemente na redução dos casos de canceres relacionados ao tabagismo”, conta a doutora.

E para reduzirmos ainda mais a população fumante e os casos de câncer, a doutora conta que procurar grupos de cessação de tabagismo já é um bom começo: “Existem na rede pública e privada, auxiliam a pessoa a parar de fumar com apoio psicológico e medicamentoso”, indica Mariana.

Quando paramos de fumar, nosso organismo quase que de forma instantânea passa por mudanças:

  • 20 minutos: a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis adequados, assim como a temperatura das mãos e dos pés são normalizadas
  • 8 horas: os níveis de monóxido de carbono no sangue ficam regulados e o de oxigênio aumenta
  • 24 horas: o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui
  • 48 horas: as terminações nervosas começam a se recuperar de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram
  • De duas semanas a três meses: a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%
  • Um a nove meses: os sintomas comuns em fumantes, como tosse, rouquidão, e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco, limpando os pulmões. A pessoa fica mais disposta para realizar atividades físicas
  • Cinco anos: a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fumou um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%
  • Quinze anos: após parar de fumar, torna-se possível assegurar que os riscos de desenvolver câncer de pulmão se tornam praticamente iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.

Depois de ver todos os benefícios que o seu corpo volta a ter, acho que ficou bem claro que fumar não está com nada, né? Aproveite o Dia Nacional do Combate ao Fumo e faça algo por você ou por alguém que você ama.

 

Matéria fumo interna
Foto: Pixabay

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!