Matérias e Colunas

Prevenir é preciso

interna idoso

No dia 21 de setembro foi comemorado o dia mundial de conscientização sobre a doença de Alzheimer. Um momento importante para informar e sensibilizar a sociedade sobre o crescimento das demências do mundo, sendo o Alzheimer a principal delas. Este aumento também se relaciona com o aumento da expectativa de vida, já que apresenta relação direta com a idade.

Caracterizada como uma doença neurodegenerativa, que pode se classificar em leve, moderada e acentuada, a doença de Alzheimer pode afetar o indivíduo em aspectos cognitivos, funcional, social, psíquico e até metabolicamente, e o começo é marcado pelo momento em que as atividades da vida diária são afetadas, ou seja, a pessoa começa a ter um grau de dependência maior.

É importante saber que nem todo esquecimento é demência e nem toda demência é Alzheimer. A perda de memória e a diminuição da velocidade no processamento de informação são inerentes ao processo de envelhecimento. Ter atenção no que se faz é uma boa estratégia para melhorar esse tipo de esquecimento, já que a atenção é fundamental para um bom armazenamento da informação. Geralmente, o Alzheimer se caracteriza por esquecimento de acontecimentos recentes, e a pessoa até se esquece do que esqueceu.

Os cuidadores do portador de Alzheimer podem apresentar altos níveis de ansiedade e sobrecarga, existindo suporte de vários grupos pela cidade. A doença ainda não tem cura, mas a boa notícia é que muitos estudos mostram que é possível prevenir. Uma boa alimentação, a prática regular de exercício físico, o aumento da reserva cognitiva e a meditação são práticas que tem se mostrado positivas para afastar o risco de Alzheimer.

Então, a dica é: busque uma atividade que goste e se exercite regularmente, aprenda coisas novas (leia, aprenda uma língua diferente, faça coisas novas, aumente o convívio social), cuide da sua alimentação, durma bem e medite! Dessa forma, é possível combater os fatores genéticos com os fatores externos.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!