Matérias e Colunas

5 soluções simples para driblar uma “petite cuisine”

 

cozinha interna

 

Seja para só preparar seus alimentos ou, ainda mais, para confraternizar com os amigos, a cozinha se torna um dos ambientes mais importantes da casa. Não obstante, é bem conhecido que na atualidade os projetos residenciais estão vindo cada vez mais compactos, especialmente a cozinha.

Mesmo assim, essa situação não precisa ser encarada como um problema. Com organização e planejamento, você consegue aproveitar todo o potencial da sua pequena-cozinha (petite-cuisine), utilizando cada centímetro para torná-la ainda mais aconchegante. Veja nestas 5 soluções a seguir como driblar a falta de espaço e deixar sua “petite-cuisine” jeitosa, prática e ordenada

  1. Use prateleiras. Não existe solução mais versátil e em conta do que as prateleiras para uma “petite-cuisine”. Elas, além de dar sensação de amplitude, conseguem deixar tudo com boa aparência e organização. E, com prateleiras internas dentro dos armários, pode-se organizar melhor e adequar as alturas para distintos volumes a ordenar.
  2. Aproveite a bancada. O espaço no balcão, em uma “petite-cuisine”, é algo precioso. Por isso, opte por deixar sobre o balcão apenas o necessário. Uma das nossas recomendações é utilizar escorredor de pratos dentro dos armários em cima da pia.
  3. Utilize assessórios para portas. Se está faltando lugar para armazenar, instale uma barra na porta do armário ou em algum gavetão. Procure abusar destas alternativas (barras, bandejas, divisórias de gavetas) que fazem o espaço render. Porque aqueles utensílios que não têm lugar pela falta de espaço vão ser posicionados nestas alternativas. Assim, na hora de cozinhar, você vai encontrar com mais facilidade aquele item que precisar em seu devido lugar.
  4. Pendure xícaras e copos. Os copos são dos elementos mais usados dentro da cozinha, porém precisam de um bom espaço para serem guardados na bancada ou nos armários, que é mesmo escasso. Artefatos específicos para pendurar embaixo dos armários as xícaras e os copos, permitindo sua organização, é uma solução ótima. Consegue-se assim aproveitar ao máximo, sem comprometer o espaço tanto da bancada quanto dos armários, com o armazenamento de copos e xícaras.
  5. Aposte em cestos. Cestos são uma boa opção quando se trata de organizar objetos menores. Cestas baixas podem abrigar toalhas de mesa, talheres, acessórios para cozinhar, além de peças para bebidas e jogos americanos. Cestinhas de vime para as frutas e legumes deixando-as sempre à vista, o que vai evitar o desperdício, manterá a ordem e dará o cheiro e as cores da temporada.

Finalmente, para deixar a sua cozinha mais charmosa e organizada, temos uma dica especial: compre um painel para recados, que até pode ser uma peça de papel de parede colocado naquele cantinho ao lado da geladeira, do tipo quadro negro, e use-o para indicar com giz o seu menu da semana.

Gostou das nossas dicas?

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!