Matérias e Colunas

Desafios do mercado segurador

Interna seguro

 

Que o ano de 2018 seria desafiador para a economia brasileira, ninguém tinha dúvidas. Mas, olhando para o primeiro semestre e em meio a todos os desafios previstos, o setor de seguros reafirmou sua resiliência e seu fôlego para o crescimento. De janeiro a junho, comparado ao mesmo período do ano passado, o mercado de seguros (sem DPVAT e sem Saúde) avançou 1,7% em sua arrecadação, alcançando uma receita superior a R$ 115 bilhões, segundo informações da CNseg.

Este avanço demonstra que o setor de seguros vem amadurecendo fortemente no Brasil, muito devido à própria percepção da sociedade de que é importante resguardar sua vida, seu patrimônio, seu negócio, além da saúde e do futuro de seus familiares. E a atividade de seguro cumpre exatamente esta nobre função.

A divulgação dos balanços semestrais das seguradoras brasileiras demonstra o avanço frente a 2017, com bons resultados nas carteiras de automóveis e de patrimônio. Por um lado, porque as seguradoras aprimoraram suas estruturas tarifárias e, por outro, porque o próprio consumidor está buscando proteção para seus bens. Seguros de Garantia e de Crédito se beneficiaram do maior fluxo de crédito tomado por pequenas e médias empresas.
Enfim, é fato que o mercado segurador segue firme sua marcha de resiliência e, em linhas gerais, o que podemos dizer é que ele tem conseguido, apesar de todas as dificuldades, crescer acima da inflação.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!