Matérias e Colunas

QUEM FICA COM OS FILHOS NAS FESTAS DE FINAL DE ANO E FÉRIAS?

Interna separados
Foto: Shutterstock

 

Na hora da separação, as principais preocupações são o regime de visitas e o valor da pensão. Normalmente, as visitas são quinzenais e a pensão é paga pelo pai para os filhos que ficarão com mãe. Mas decidir sobre feriados e férias também é importante para evitar conflitos e desgastes que podem ser evitados com um bom acordo.

A lei não deixa claro qual é a regra nestas circunstâncias. O que pais e advogados têm buscado é um equilíbrio saudável entre pais e mães para estes casos não previstos na legislação. O usual é firmar uma alternância anual em datas como Natal e Réveillon. Uma tática adotada é definir anos pares para um e ímpares para o outro.

Em feriados prolongados, o ideal é usar o mesmo raciocínio já no início do ano, para todas as datas comemorativas do período. Também tem se estabelecido que, no período de férias escolares, a criança fique uma quinzena com o pai e outra com a mãe.

Além de evitar disputas desnecessárias entre os pais, a criança é preservada e consegue ter uma convivência equilibrada com os pais, independente do status de relacionamento de cada um.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!