Matérias e Colunas

Rede Daltro de Ensino chega ao bairro do Recreio e aposta em tecnologia e diversidade dentro e fora da sala de aula

Uma das mais tradicionais escolas do Rio de Janeiro ganha mais uma unidade. Além das filiais da Taquara, Méier e Centro, a Rede Daltro de Ensino chega ao Recreio, onde vai receber turmas do Berçário ao 9º ano, a partir do dia 31 de janeiro. “O Recreio sempre foi um bairro que estava em nossos planos. O projeto ficou lindo e, além da escola, vamos revitalizar a alameda que a contorna. Reuni um grupo multidisciplinar de profissionais, entre biólogos, professores, paisagistas, além de pais, alunos e a comunidade do Recreio. A alameda contará, ainda, com o plantio de árvores e espécies nativas, quiosque literário, aulas de pintura com o artista plástico Vidal e de yoga”, conta Teresa Daltro, diretora da escola, que espera receber 350 alunos até o fim de 2019.

Um dos principais diferenciais da Rede Daltro de Ensino é tecnologia. Além da lousa digital, os alunos aprendem com projetores multimídia. Segundo Teresa, o apoio dessas ferramentas, aliadas ao conteúdo dos professores, permite que os alunos aprendam nas plataformas digitais ao mesmo tempo em que o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Outro ponto alto é a inclusão das aulas de robótica. “Inovar é vital para conquistar os alunos da era digital. Além disso, as aulas instigam o trabalho em equipe, o lado cognitivo e a criatividade. Investimos nas metodologias e tecnologias mais atuais como laboratórios de informática, por exemplo, além do uso de agenda escolar eletrônica para garantir excelência na educação e melhores condições de ensino”, acrescenta a diretora.

Os recursos tecnológicos utilizados na Rede Daltro de Ensino também são aplicados também para alunos que possuem dificuldade de aprendizado. “É importante ressaltar que a grande maioria do corpo docente trabalha na Rede há décadas, o que facilita a aplicação da metodologia criada pelo Prof. Daltro: os exercícios trabalhados em sala são questões de concursos, fazendo com que os alunos se familiarizem com tais desafios diariamente”, completa Teresa.

E não para por aí: a Rede Daltro ainda promove a Feira do Empreendedorismo, uma parceria com o Sebrae em que os alunos têm aulas de empreendedorismo, possibilitando a exposição e a venda das ideias e produtos desenvolvidos por eles; a parceria com o curso de Inglês Brasas, que insere os alunos na comunidade global através do domínio do inglês e a valorização do lúdico. “Mesmo com toda a modernidade tecnológica das instalações, as crianças têm liberdade para criar e aprender de forma lúdica. Uma prova disso é a “casa na árvore”, onde através do cultivo de uma horta orgânica, elas têm contato com a natureza e aprendem a importância da preservação e os princípios de sustentabilidade na prática com conteúdos criteriosos formulados por uma equipe capacitada”, afirma Teresa.

Sobre a Rede Daltro de Ensino

A história do Colégio Daltro começa quando, ainda no ginasial e com apenas nove anos idade, o jovem Daltro desperta sua vocação para ensinar os colegas de turma em troca de parte da merenda. Aos treze, iniciou sua primeira “escola” no quintal de sua casa, onde alfabetizava caminhoneiros e empregadas domésticas do seu bairro. O interesse pelos estudos o fez realizar diversos cursos, entre eles inglês, francês, alemão e espanhol, tornando-se poliglota.

O pioneirismo, a capacidade de enxergar à frente do seu tempo e a vocação para o magistério fizeram com que criasse um Curso Preparatório em 1946. Após ser aprovado para a Escola de Sargentos do Exército, Daltro decidiu preparar os soldados para o concurso onde havia sido aprovado com louvor anos antes e, comprovando a eficiência do seu método, seus alunos sempre conquistavam os primeiros lugares. Ao longo de sua trajetória, o professor Daltro montou diversos cursos preparatórios e aprovou milhares de alunos no Exército, Marinha e Aeronáutica. “A filosofia de meu pai consistia em preparar os alunos para qualquer concurso, mas, principalmente, para a vida. Na sua visão, em uma instituição de ensino, o professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender, ensinamentos que fazemos questão de manter vivo”, afirma Teresa, que comanda a Rede Daltro ao lado dos filhos, Caio e Bruno Daltro.

A Rede Daltro de Ensino oferece, em suas unidades, da Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Cursos preparatórios, técnicos, preparatórios, faculdade e Pós-Graduação na Escola da AGU (Advocacia Geral da União) completam o ensino oferecido. “Segundo meu pai, não há aluno ruim, e sim professor sem interesse. Por isso, selecionamos e treinamos nosso corpo docente para que haja interesse igual por todos os nossos alunos. Nosso objetivo é desenvolver os talentos existentes em cada um deles”, explica.

SERVIÇO:

Unidade Recreio: Ivo Borges, 17

Praça Heitor Bastos Tigre, 17

Telefone: 3489-8379.   

https://www.daltronetto.com.br/

 

20181217 153327 1
Foto: Divulgação.

 

20190111 172856
Foto: Divulgação.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!