Matérias e Colunas

MULHERES SA – EMPREENDEDORAS DE SUCESSO

interna cópia 9
Foto: CL-Photography on Visualhunt.com / CC BY-ND

 

Em novembro, celebramos mundialmente o dia do Empreendedorismo Feminino (19/11). No Brasil são mais de 49 milhões de empreendedoras, veja  o que fazer para prosperar em seus negócios:

 Ter uma atitude empreendedora, utilizar as habilidades de liderança, de ser multitarefa para aplicar estas qualidades nos seus negócios. As mulheres enfrentam diversos desafios porque além da carreira, empresa, também tem a família, e diversas outras responsabilidades para equalizar.

 Conhecer o seu negócio,  você é a principal vendedora da sua empresa. Então conheça o seu mercado de atuação. Estude, pesquise e sempre mantenha a inquietação de buscar novas soluções que você poderá oferecer para o seu mercado.

 Aquilo que você faz de melhor, existe algo na sua empresa que é único, que você sabe que faz com excelência e isso resolve as dores dos seus clientes e te proporciona desenvolver negócios. Tenha claro quais são suas oportunidades a partir daquilo que você faz de melhor. E também quais são os pontos que você precisa desenvolver e aprimorar em seu negócio.

 Conexões e pessoas movem o mundo, ser empreendedora muitas vezes é uma atividade solitária. Se conecte com outras pessoas que possa te agregar conhecimento, informações e novos aprendizados como pessoa e para a sua empresa. Atualmente há muitos grupos de conexões no Brasil. Fazer parte destes grupos te ajudará a compreender que outras empreendedoras também tiveram incertezas em alguns momentos e esta vivência será de grande valia e muito aprendizado.

 Cuide do seu dinheiro, acompanhe suas finanças. O olho da dona engorda a boiada sim. Mas empresa precisa de gestão. Tenha controle das suas receitas e também das suas despesas. Compre bem. Estabeleça parcerias com seus fornecedores. Os bons negócios são como uma avenida de mão dupla, precisa ser boa para ambos. Reduza os desperdícios e acompanhe cada centavo de despesa. Compre bem para poder vender muito melhor.

 Crie espaços inexplorados de mercado, toda nova oportunidade surgiu através de alguém que olhou o mercado, ficou atento as soluções que poderiam ser oferecidas. Nesta brecha reside uma oportunidade de crescer, descobrir novos nichos, produtos e soluções em serviços.

 Todos os dias você tem uma mentoria prática, cuide das pessoas, dos seus clientes genuinamente como você gostaria de ser tratado. As pessoas se conectam com outras pessoas, por isso verdadeiramente atender bem, compreender a necessidade do seu cliente e oferecer soluções criativas e principalmente saber que pode contar com a sua empresa, fará toda a diferença na construção deste relacionamento.  

 Jamais tire pedidos, faça uma venda que vai gerar outras oportunidades de negócios. Isso somente é conseguido através de relacionamento. Portanto trabalhe cada dia com foco no resultado que você quer atingir.  Planeje, o que foi feito e deu certo, como poderá incrementar e aquilo que não deu certo, tire valiosas lições e faça melhor. Transforme sonhos em metas e metas em realizações concretas. Somente assim atingirá o sucesso do seu negócio.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!