Matérias e Colunas

Os problemas circulatórios no calor

interna cópia 8
Foto: Visual Hunt

 

As altas temperaturas ocasionam alguns incômodos, principalmente nas pessoas mais idosas e que já possuem problemas circulatórios. O calor promove uma vasodilatação das veias, o sangue se acumula mais nos membros inferiores e há uma diminuição do retorno venoso. As pernas ficam mais inchadas e pesadas e quem possui varizes pode apresentar mais dores e sangramento.

Como o sangue fica mais acumulado nas extremidades, a drenagem das veias é mais lenta e isso acaba ocasionando o inchaço. Para se entender o processo, é importante entender que as veias são permeáveis, quando vaza um pouco de líquido delas para a musculatura e o tecido que as envolve, o sistema linfático é responsável por capturar esse líquido e retomá-lo ao local de origem.

Quando há um problema do sistema venoso ou linfático, por exemplo, o venoso, por soltar muito líquido, e o linfático, por não recuperar adequadamente, acabam ocasionando o edema. No calor, como há a vasodilatação, o acúmulo de liquido é maior e, consequentemente, as pernas ficam mais inchadas e pesadas.

As pessoas idosas costumam ter mais edemas, pois elas têm um envelhecimento do sistema tanto venoso quanto linfático. Além disso, algumas doenças da idade como doença cardíaca, insuficiência cardíaca e insuficiência renal ajudam a reter mais líquidos.

Mas como contornar o problema? o ideal é evitar o sedentarismo. Caminhar e não ficar muitas horas parado. Uma das causas mais comuns do inchaço é ficar muito tempo em pé ou sentado, pois, para que a circulação venosa aconteça de forma mais fácil, é preciso ter contração da musculatura e isso acontece quando andamos. Quando ficamos parados, tanto em pé quanto sentados, temos um relaxamento dessas musculaturas e as veias precisam de muito mais esforço para retornar o sangue para o corpo. Ou seja, essa contração da musculatura comprime os vasos, comprime as veias e ajuda no retorno venoso. Para quem não pode caminhar sempre, é importante que, de tempos em tempos, se faça a contração da panturrilha.

Nos dias muito quentes, também é fundamental evitar alimentos ricos em sal, que promovam a retenção de líquido e também as bebidas alcoólicas em demasia, pois o álcool favorece a vasodilatação.

A erisipela em época de dias mais quentes pode ser um problema comum pra quem tem problemas circulatórios. Nesta doença, há um comprometimento dos vasos linfáticos e aí, com a dilatação das veias no calor, o extravasamento de mais liquido pelas paredes das veias e o comprometimento do sistema linfático, a tendência é a pessoa ter um inchaço ainda maior.

A pele inchada em demasia pode sofrer micro fissuras, permitindo um campo maior para a entrada de bactérias. Para se evitar o problema, é indicado tratar a pele, usando hidratante para evitar feridas e fissuras.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!