Matérias e Colunas

Como organizar as metas para 2020?

interna cópia 17
Foto: VisualHunt

 

O nosso calendário é uma excelente ferramenta para nos auxiliar a organizar metas: temos um ano divido em doze meses, semanas e estas em dias, que também podem dividir-se em horas. Essas divisões nos permitem definir e organizar metas a curto, médio e longo prazo. Gosto de frisar que não precisamos somente esperar chegar um próximo ano para pensar em novos objetivos e iniciá-los. Todos os dias podem ser o dia 1º de janeiro, mas essa época é altamente motivadora, então vamos aproveitá-la. E para isso, precisamos estabelecer alguns critérios para que as metas não fiquem perdidas ao longo de 2020 e você fique frustrado.

Primeiramente, escolha uma forma de registrar seu planejamento: um planner físico, uma planilha/aplicativo para celular ou computador. Importante que seja escolhida a forma que ficará mais prática para efetuar, consultar e avaliar seus projetos.

Feito isso, agora é só começar a estabelecer a meta (ou as metas). Você pode escolher uma grande e dividi-la em partes menores, mas também pode estabelecer metas diferentes. Neste último caso, acredito que não ultrapasse oito metas por ano. Lembre-se que cada uma delas possui desdobramentos e desafios para serem concluídas, então você precisa de tempo para avaliá-las. As metas precisam ser avaliadas periodicamente (bimestre, mês, semana). Quanto mais longa, maior o risco de desânimo.

Ao começar a escrever uma meta é importante estabelecer alguns critérios para que ela de fato possa ser validada. Uma meta precisa ser específica, bem clara, não deixar dúvidas ou outras interpretações. Também precisa ser mensurável, ou seja, é importante que possa avaliar o quanto dela já foi atingido e, por isso, ela também precisa ser capaz de ser atingida, não pode ser um objetivo impossível de alcançar, irreal. Uma boa meta precisa ser relevante. Ela precisa fazer sentido na sua vida e sem dúvidas ter um prazo definido para ser cumprida.

Esses recursos nos auxiliam a evitar uma autossabotagem, porque permitem nosso cérebro ter mais foco no que realmente é importante, evitando distrações desnecessárias e auxiliando a promover ações bem especificas a cada meta.

Agora é hora de iniciar esse planejamento! Mãos à obra! Feliz Ano Novo!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!