Matérias e Colunas

O VERÃO CHEGOU – VAMOS NOS CUIDAR!

interna cópia 18
Foto: VisualHunt

 

Durante o verão, o grande vilão para a nossa pele é a radiação solar. Para prevenir e/ou amenizar os efeitos nocivos dos raios solares e do calor e para manter a pele sempre linda e saudável na estação mais quente do ano, é necessário tomarmos alguns cuidados:

·         O melhor hidratante para a pele é a água. Beber pelo menos dois litros de água por dia protegerá todo o organismo repondo os líquidos perdidos pelo suor.

·         Manter a pele limpa, hidratada, seca e livre do suor. No banho usar água fria/morna e sabonete compatível ao seu tipo de pele. A água quente resseca a pele.

·         Usar hidratantes com base de semente de uva e ureia. A semente de uva hidrata e nutre profundamente fornecendo várias vitaminas e sais minerais à pele. A ureia faz uma camada protetora na pele evitando a perda hídrica.

·         Protetor solar (sem óleo) no rosto, corpo, mãos e pálpebras de três em três horas ou logo após o banho de mar ou piscina, mesmo se o dia estiver nublado. Ele é o único que protege a pele dos raios UVA e UVB, além de prevenir a incidência de câncer, manchas e queimaduras. Deve ser usado independentemente se a pele é clara ou escura, seca ou oleosa. Lembrando que temos que proteger os lábios com protetores solares e hidratantes específicos para a área.

·         Após praia/piscina, tomar duchas de água doce, de preferência fria. A água doce evita o ressecamento da pele pelo excesso de sal ou cloro.

·         Fazer uma esfoliação corporal semanalmente, pois ela retira as células mortas auxiliando na absorção dos hidratantes deixando a pele mais lisa e saudável.

·         Preferir roupas leves e claras, sandálias abertas ou sapatos leves. As cores mais próximas do branco absorvem menos o calor, deixando a sensação de refrescância.

·         A alimentação deve ser leve e balanceada. Evite alimentos fritos e gordurosos. Dê preferência às frutas, verduras e legumes, como os betacarotenos (cenoura, beterraba, abóbora) – ricos em vitaminas A, C, D e E – que auxiliam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, e potencializam o bronzeado e o bom funcionamento do intestino, deixando a pele mais saudável.

·         A depilação do rosto ou corpo deve ser feita com pelo menos 48 horas de antecedência à exposição solar, para evitar manchas escuras na região depilada.

·         Após a exposição ao sol, usar um hidratante calmante do tipo pós-sol irá reduzir o ardor, a vermelhidão e ainda refrescar a pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela atua revestindo-o e protegendo o organismo contra agressões externas e tem papel vital na manutenção da temperatura ideal do corpo. Por isso, ter esses cuidados, sem dúvida alguma, é a melhor maneira de mantê-la saudável em todas as estações do ano.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!