Matérias e Colunas

Cuidados com pele de bebê

nterna
Foto: Visualhunt

A pele da criança é diferente da pele do adulto, por isso precisa de cuidados especiais para manter a integridade da pele, e com isso, manter a barreira cutânea íntegra, o que evita doenças e infecções. Por isso, o uso indiscriminado de cosméticos não pode ocorrer. Veja alguns cuidados necessários:
O banho deve durar de 5 a 10 minutos, com a temperatura da água entre 37-37,5°C. Sabonetes líquidos, preferencialmente com aditivos hidratantes e pH próximo ao da pele (entre 5 e 6), são os mais indicados. Se a criança apresentar a pele seca ou descamando, um hidratante branco e sem cheiro deve ser usado.

A pele dos lactentes na região da fralda é exposta a múltiplos fatores que a torna passível de irritação. A dermatite de contato na região da fralda é frequente pela exposição permanente a fezes e urina. Durante os primeiros meses, a troca de fraldas deve ser feita entre oito e dez vezes ao dia, e não é legal substituir o banho por lenços umedecidos descartáveis. Eles só devem ser usados na impossibilidade do banho. Se necessário, o hidratante deve ser aplicado logo após o banho, dentro dos primeiros 3 minutos. Cuidado, pois os hidratantes muito grossos (oclusivos) podem originar quadros como brotoejas.

A exposição solar excessiva também é fator que resseca a pele. O protetor solar pode ser usado após os seis meses de idade, ou antes, se de acordo com a orientação do dermatopediatra. O mesmo serve para o uso dos repelentes. Antes disso, medidas comportamentais e mecânicas devem ser utilizadas.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!