Matérias e Colunas

Estudo Remoto na Pandemia

nterna cópia

 

Devido à pandemia, a única saída encontrada pelas escolas com a suspensão das aulas presenciais foi o estudo remoto através de plataformas educacionais. A modificação do modelo de estudo exigiu uma adaptação rápida de todos os professores, alunos e pais.

Com certeza, o modelo presencial é insubstituível e o caminho a seguir foi utilizar da melhor forma essa plataforma. Um cenário desafiador e, ao mesmo tempo motivador, fez com que a equipe pedagógica do colégio descobrisse um novo modelo de sala de aula, com respostas imediatas, relatórios, gráficos e formulários. Estar online em horário reduzido, aplicando, junto às turmas, conteúdos e exercícios feitos online, foi a forma que colocamos a escola em funcionamento.

A primeira semana foi de adaptação, mas, já na segunda semana, estávamos todos entendendo como funcionava e ajustando alguns pontos pouco a pouco. O estudo continuado (dever de casa) resgatou o seu valor. Alunos agora, de forma remota, fazem as tarefas citadas pelos professores através de roteiros, colocando em prática a autonomia de estudo e experimentando seguir uma nova rotina, fortalecendo a independência em relação a esse estudo e estruturando a melhor forma de se organizarem.

De fato, em um momento atípico como esse da pandemia, fomos obrigados a nos reinventar, vivendo uma experiência remota que nos fortaleceu enquanto professores. Voltaremos para as salas de aula com outra bagagem, outras experiências e com a missão de um retorno presencial também cheio de desafios e reflexão.
Professores, alunos e pais em parceria com a escola em prol da educação e de um mundo melhor .

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!