Matérias e Colunas

Fradema Consultores Tributários recupera milhões em impostos pagos indevidamente

interna cópia 1

 

O atual cenário econômico no Brasil impõe um nível de concorrência muito elevado entre as empresas. A necessidade de fazer mais com menos, visando fôlego de caixa nunca esteve tão atual. Nesse contexto, as organizações necessitam melhorias não apenas pela sobrevivência, mas pela possibilidade de crescer em meio à crise.

No âmbito tributário, muitas empresas se esquecem que é possível avaliar operações passadas, claro que dentro dos limites impostos pela lei, mas em muitos casos pode-se melhorar a forma de tributação e contabilização de ações que já foram executadas. Pensando nisso, a Fradema, companhia especialista em consultoria tributária oferta o serviço de Diagnóstico Fiscal, sendo que em 2019 conseguiu recuperar milhões de reais em impostos para seus clientes, cujo volume foi pago a mais por falha na interpretação da legislação tributária — que de fato é uma das mais complexas do mundo.

As operações diárias podem esconder várias formas admissíveis de creditamento dos tributos indiretos, sejam eles PIS e COFINS (especialmente quanto aos critérios de relevância e essencialidade), ICMS ou IPI, que não estão sendo aproveitados em sua totalidade. Apesar dos valores individuais serem pequenos inicialmente, em um período mais longo, as diferenças podem ser significativas.

Levando em consideração que aproximadamente 80% das empresas pagam mais impostos do que deveriam, em tempos difíceis, é de extrema necessidade que as empresas se atentem para possíveis creditamentos para benefícios próprios. Algumas formas mais comuns de créditos habitualmente não aproveitados são: Fretes CIF; Imobilização/ Manutenção (peças de reposição); Energia; Aquisições de combustíveis/lubrificantes; Comunicações; Insumos consumidos durante o processo produtivo, e tantos outros segmentos.

A correta gestão tributária otimiza em pelo menos 3% a rentabilidade das empresas e mais 60% das empresas que optam pelo lucro presumido poderiam estar pagando menos se estivessem no lucro real, pois ainda prevalece a mística de que o lucro real é mais caro, expõe dados, exige maiores controles e por aí vai, o que é uma verdadeira falha no entendimento de muitos empresários é o que comenta Francisco Arrighi, consultor e presidente da Fradema Consultores Tributários.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!